1. Consciência
Reconhecer individualmente cada emoção e como é que ocorrem, entender também o porquê daquela emoção. Compreender os seus efeitos (bons ou maus) sobre você. Leia muito e de tudo. Não apenas livros técnicos. Leia romances, contos e poesias. Eles ajudam a desenvolver uma visão plural da vida.
2. Controle
Resistir aos impulsos, manter a calma mesmo quando o caos prevalece, e pensar sempre de forma ponderada, quando os que o rodeiam não podem Exercite a curiosidade. Ela é o primeiro degrau de todas as descobertas.
3. Avaliação
Conhecer os seus pontos fortes e as suas fraquezas, aprendendo com os erros, e tentar sempre construir com base no que já tem numa tentativa de se tornar melhor. O terceiro idioma. Ler, escrever e falar inglês é básico. A diferença começa com o aprendizado de uma terceira língua.
4. Visão
Criar um sentido de orientação na sua vida, tentando prever e antecipar problemas, necessidades antes que surjam, e prestando atenção aos detalhes. Tenha base sólida. As ciências básicas, como física, a química e a matemática, alicerçam todas as outras carreiras.
5. Criatividade
Pensar sempre mais além, desenvolver tolerância pela ambiguidade, e mantendo uma abertura à mudança, porque tudo na vida muda, não se oponha à mudança. Escolha bem. A melhor escola nem sempre é a mais conhecida e famosa. Escolha entre as que têm professores mais atuantes.
6. Inovação
Procurar soluções não convencionais para os problemas, mantendo o espírito aberto à novidade, e aplicando a criatividade em formas práticas. Pesquise sempre. As bolsas de iniciação científica dão chance de começar a pesquisa ainda na graduaçao. Aproveite-as.
7. Ambição
Definir metas difíceis mas atingíveis, elevar constantemente a barra em busca da excelência, e alimentando a necessidade de realização sempre que puder. Escolha suas companhias. Se quiser ser cientista, conviva com cientistas. Frequente os laboratórios e centros de pesquisas mais produtivos de sua Universidade.
8. Iniciativa
Dê o primeiro passo quando surge a oportunidade, nunca se retraia apenas porque não é a sua descrição de trabalho, e terá por vezes de flexibilizar as regras quando se tratar de fazer progressos. Dedique-se. Vale a mais famosa equação de Einstein: sucesso = 10% de talento + 90% de suor.
9. Carater
Aceite a responsabilidade pelo seu desempenho individual, adoptando uma abordagem centrada no seu trabalho, e ter a compreensão de que mais ninguém tem a culpa das suas incapacidades. Tome a iniciativa. Não se satisfaça com o que o professor ensina. Busque mais informações. Todo bom cientista é um autodidata.
10. Adaptabilidade
Admita o erro quando falhar, permanecendo flexível diante os obstáculos, e nunca ser demasiado teimoso quando é necessário mudar. Mire no exterior. O isolamento mata a pesquisa. A troca de informações é uma das chaves do sucesso.
11. Independência
Viver com um inabalável senso de quem você é, de fazer as suas próprias decisões em face da pressão de outros, e não ter medo de agir apesar das enormes dúvidas e do possível risco. Faça a diferença. Escolha a área de atuação em que seu trabalho possa se destacar.
12. Otimismo
Compreenda que todos cometem erros, mas escolha persistir, não importa quantas vezes tenha fracassado, e mantenha sempre a esperança que o sucesso estará ao virar da esquina. Busque a visão universal. O cientista tende a se especializar cada vez mais cedo. Isso é inevitável, mas é um erro fatal fechar-se a outras áreas da pesquisa.
Adaptação do Texto " Os Mandamentos da Qualidade" Adaptado por Fithoslusec
|