A Pele que Habito é um filme espanhol, do gênero drama e suspense de 2011, realizado por Pedro Almodóvar com Antonio Banderas no papel principal. O roteiro é baseado no romance Mygale (1995) (publicado posteriormente sob o título Tarántula (2005), de autoria do escritor francês Thierry Jonquet.
Pedro Almodovar é um diretor que oportuniza a identificação e a empatia. Este filme pode vários direcionamentos. Os filmes de Almodóvar costumam ser sensíveis, mesmo quando fortes e impactantes. E este filme é perturbador apesar de não tratar da transexualidade da forma direta com que estamos acostumados (histórias, relatos e trajetórias dos sujeitos auto-identificados como transexuais e sua busca por um lugar no mundo).
O filme A Pele Que Habito conta a história de Robert (Antonio Bandeiras), um médico cientista, obstinado em suas descobertas científicas e atormentado por experiência de tragédias familiares, quando sua mulher em um acidente de carro, tem seu corpo completamente queimado, ele inicia sua saga em busca de uma pele perfeita que poderia té;-la salvado. Sendo, o doutor Robert Ledgard (Antonio Bandeiras) um notável cirurgião plástico, alimentado pela obsessão de recriar em laboratório uma espécie de pele humana, desde que sua esposa sofrera graves queimaduras após um acidente de carro e atormentado pela morte da mulher Ledgard se mostra um homem inescrupuloso e não medirá esforços para colocar em prática seus experimentos para criar uma pele artificial para seres humanos. Posteriormente, acontece a morte da sua única filha, enferma mental aparentemente estuprada por um rapaz que acabara de conhecer, o que o faz buscar vingança, aprisionando-o em sua casa e fazendo dele sua cobaia.
A personagem principal é, na verdade, um homem que foi sequestrado e, pelas mais diversas razões, passou por um processo de mudança de gênero de forma arbitrária, sem o seu consentimento, ou mesmo seu conhecimento.
Há uma cena em que ela tenta ver sua genitália, agora vagina. A câmera mostra a cara de asco e pavor. Um sentimento de pavor a falta coragem de olhar, pois sabe-se o que vai encontrar.O filme é perturbador e devastador
Em resumo, posso dizer o seguinte: se você conhece bem o trabalho de Almodóvar, esqueça tudo e não vá pensando em nada parecido com Carne Trêmula ou Mulheres à beira de um ataque de nervos. Se você está querendo conhecer o espanhol, pode ir sem susto, o filme é bom. Quero dizer, você vai tomar um susto mas, bem, faz parte do enredo.