Filme de drama de 2009 de colaboração árabe-judaica. Seu enredo é situado no bairro Ajami de Jaffa. O filme explora varias historias, onde aborda os diferentes confrontos que existem em Ajami, um bairro árabe que está dentro de Israel.
O filme mostra a realidade das diferentes etnias que existem no bairro, desde um jovem árabe que deve dinheiro a um grupo de mafiosos, outro jovem árabe que esta em Israel e encontra-se em situação ilegal, um árabe que está prestes a casar com uma israelita, um policia israelita que vê o seu irmão a ser assassinado por árabes. Todas as historias se misturam ao final.
Fouad Habash Nasri Nisrine Rihan Ilham Elias Saba Shata Youssef Sahwani Abu-Lias Abu George Shibli Sido Ibrahim Frege Malek Scandar Copti Binj Shahir Kabaha Omar Hilal Kabob Anan Ranin Karim Hadir Eran Naim Dando
Ajami era o maior bairro da cidade de Jaffa, hoje incorporada à cidade de Tela Aviv , Israel, no qual judeus, mulçumanos e cristãos têm que conviver. Lá, Nasri (Fouhad Habashi) e seu irmão mais velho Omar (Shahir Kabaha) vivem com medo depois que seu tio feriu um membro de um clã proeminente. O jovem refugiado palestino Malek (Ibrahim Frege) trabalha ilegalmente em Israel para ajudar pela cirurgia que pode salvar sua mãe. Um rico palestino Binj (Scandar Copti) sonha com um futuro melhor ao lado de sua namorada judia. E Dando (Eran Naim), um policial judeu, deseja vingança por causa da morte de seu irmão assassinado.
Nasri é um garoto de 13 anos de idade que enfrenta a passagem para a vida adulta de forma dramática quando seu tio fere imprudentemente um importante membro de um clã, deixando assim sua família exposta à vingança. Omar, irmão mais velho de Nasri, está decidido a salvar a todos. Ele aceita cometer um crime por dinheiro, mas vive o dilema de estar apaixonado por Hadir, justamente a filha do chefe. Malek é um adolescente palestino de um campo de refugiados que entra ilegalmente em Israel em busca de trabalho para poder pagar a cirurgia de sua mãe. É quando ele conhece Binj e Omar. Binj é de uma família palestina em Jaffa, mas seu sonho com o futuro ao lado da namorada judia pode estar comprometido quando seu irmão é acusado de assassinar um jovem judeu. Dando é detetive na polícia israelense e se esforça para proteger seu país do "inimigo árabe". Pai de um bebê, ele tem sua vida transformada quando o irmão soldado desaparece. Num cenário no qual inimigos são todos vizinhos, as vidas desses personagens se entrecruzam em Ajami, um bairro israelense aonde judeus, muçulmanos e cristãos convivem lado a lado, ainda que as diferenças culturais sejam explícitas