Enquanto a Marvel não lança o filme do Homem-Formiga previsto para 2015, a produtora dinamarquesa Nimbus Film, em co-produção com a produtora Ghost VFX, passou na frente e lançou, no final de 2013, o filme Antboy. Filme voltado para crianças que curtem um filme de heróis, sem uma história muito elaborada ou um vilão que não e tão vilão assim, violência brutal não existe nesse filme. Algo bom para aqueles que estão querendo ver algo apenas por ver mesmo ou botar a criançada pra ficar calma. A trama é bastante original: picado por uma formiga geneticamente modificada, um adolescente nerd adquire poderes semelhantes aos do inseto e decide se tornar o super-herói que dá título ao filme. É um filme totalmente infantil que não convêm ser analisado como um filme infanto-juvenil no caso, "Homem-Aranha" por mais que haja semelhanças entre eles. se encarado como uma homenagem à Stan Lee e o clássico Homem-Aranha, "Antboy" traz boa produção, bela fotografia e um ambientação convincente.
Se for assistido sem julgamentos e tendo ciência de que é um filme infantil e, acima disso, um filme infantil europeu), "Antboy" vira uma experiência divertida, interessante e realmente agradável, especialmente para quem gosta de referências ao mundo dos quadrinhos.
O filme tem bons momentos e é recheado de clichês ao universo dos super-heróis, principalmente na figura de Wilhelm. O garoto tem a cara de Clark Kent, o jeito de Peter Parker e funciona na trama como Robin, o parceiro-mirim do herói. Nos bastidores, conta-se que as action figures da estante do garoto são personagens famosos que foram modificados para evitar problemas legais. Há até um boneco do He-Man com oito olhos. Mesmo assim, permaneceram inalterados um busto de Hellboy, um poster de Abe Sapien na parede do quarto e Wilhelm também aparece lendo uma HQ de Savage Dragon, personagem da Image Comics. Isso, sem contar as inúmeras citações a heróis, que vão de Superman ao próprio Homem-Formiga, da Marvel. Hilário!
Apesar da óbvia referência, o filme não é uma comédia escrachada como Super-Herói: O Filme (Superhero Movie, 2008), que segue a linha da franquia Todo Mundo em Pânico e satiriza vários filmes de sucesso, muitas vezes com um humor duvidoso. Pelo contrário, Antboy é um filme bem sério, baseado nas histórias em quadrinhos de Kenneth B. Andersen. Existe uma HQ do personagem e traz uma aventura divertida com várias citações a personagens clássicos e uma cara de produção dos anos 1980.
Leve, divertido e descompromissado, Antboy lembra bastante o clássico Os Goonies , no qual um grupo de crianças se junta para encontrar um tesouro. É uma paródia aos filmes de super-herói que invadiram Hollywood na última década, que consegue ser engraçado sem cair no ridículo. Dificilmente se tornará um clássico ou um blockbuster, mas é perfeito para assistir numa tarde chuvosa de sábado.
AntBoy - O Garoto-Formiga) é filme dinamarquês lançado em 2013, com a direção de Ask Hasselbalch e estrelado por Oscar Dietz. O longa é baseado na série de quadrinhos "AntBoy". O filme foi lançado em 3 de Outubro de 2013 na Dinamarca.
Direção: Ask Hasselbalch
Produção: Birgitte Hald, Eva Jakobsen, Lea Løbger
Gênero: Aventura,comédia
Tempo: 77 minutos
Idioma: Dinamarquês
Distribuição: SF Film
Lançamento: Dinamarca 3 de Outubro de 2013
Site Oficial: http://antboy.mfa-film.de
Oscar Dietz - Pelle Nørhmann / Garoto-Formiga
Nicholas Bro - Dr. Gæmelkrå / Pulga
Samuel Ting Graf - Wilhelm
Amalie Kruse Jensen - Ida
Lark Winther - Mãe
Frank Thiel - Pai
Elsebeth Steentoft
Johannes Jeffries Sørensen - Mark
Cecilie Alstrup Tarp - Amanda
Marcuz Jess Petersen - Allan
Thomas Voss - Carsten
Caspar Phillipson - Sr. Sommersted
Jonas Schmidt - Fotógrafo da Escola
Aske Bange - Ladrão
Inge Lise Goltermann - Polícial
Nanna Schaumburg-Müller - Professora de Pelle
Fugindo de colegas agressivos, Pelle, um menino de 12 anos, se esconde, sem saber, no jardim de um cientista excêntrico. É mordido por uma formiga modificada em laboratório, adquirindo superpoderes. Com a ajuda do amigo Wilhelm vai entender e usar essas faculdades no combate ao crime. Sendo especialista em histórias em quadrinhos e filmes de ficção científica, o amigo confecciona até mesmo o uniforme do Superformiga. Pelle terá várias missões e terá que confrontar-se com seu grande adversário: o Supermosca, o cientista que quer se vingar dos que desprezaram sua inteligência.
A história começa a ser contada já nos créditos iniciais: enquanto os nomes do elenco vão sendo exibidos, uma animação mostra um cientista estudando e alterando geneticamente uma formiga que, por acidente, acaba escapando. Então, somos apresentados a Pelle Nøhrmann (Oscar Dietz, em seu primeiro trabalho), um garoto tímido e absolutamente comum, sem sorte com as garotas mas que tem uma paixão secreta por sua colega de classe Amanda (Cecilie Alstrup Tarp).
Pelle sonha em ser popular algum dia para, com isso, chamar a atenção de Amanda. Sua chance vem quando ele salva o garoto nerd Wilhelm (Samuel Ting Graf) de um bando de valentões e se torna o novo alvo deles. Escondendo-se dos grandalhões no quintal de uma casa abandonada, o garoto é mordido pela formiga. Não tarda e ele logo descobre estranhas mudanças em seu corpo como uma súbita e exagerada vontade de consumir açúcar ou uma força fora do comum.
Durante a aula de Educação Física, esses poderes se manifestam de forma descontrolada e isso chama a atenção de Wilhelm, fã de quadrinhos de super-heróis. O garoto logo percebe que Pelle possui superpoderes e o convida para descobrir a extensão deles. Pesquisando um vídeo na Internet sobre a vida das formigas, Wilhelm passa a testar todas as habilidades do inseto no amigo e descobre que ele é capaz de aderir a superfícies sólidas, carregar centenas de vezes o próprio peso, possui uma supermordida, um faro apuradíssimo e faz xixi ácido.
Obviamente, eles decidem explorar esses novos poderes e fazem um traje de super-herói (“mas sem cueca por cima das calças”, segundo reclamação de Pelle) para combater o crime. O problema é quando o vilão Pulga (Nicolas Bro) que possui o poder de saltar longas distâncias sequestra Amanda para se vingar do pai dela. O pequeno herói, com a ajuda de Wilhelm e da nova aliada Ida (Amalie Kruse Jensen), a irmã de Amanda, partem em busca do vilão para resgatar a amiga.