Filme épico e drama histórico da Índia. É uma versão em grande parte ficcional da vida do imperador indiano Asoka, da dinastia dos Máurias, que governou a maior parte do sul da Ásia de 273 a.C. à 232 a.C. O filme foi dirigido por Santosh Sivan e conta em seu elenco com Shahrukh Khan como Asoka e Kareena Kapoor como Kaurwaki, uma princesa de Kalinga. Ajith Kumar fez uma participação especial como Susima, irmão de Asoka.
Terceiro imperador da dinastia Mauryan, Asoka fez de Magadha, por volta do ano 3 a.C., o reino mais próspero e poderoso da Índia. Asoka é mais conhecido por ter espalhado os conhecimentos do budismo pela Ásia. Mostram-se fatos importantes de sua vida, como suas aspirações ao trono, a rotina de viajante e a trajetória como conquistador. Representante da tradicional produção de Bollywood, o cineasta, coroteirista e diretor de fotografia Santosh Sivan realiza um épico com mais de duas horas de duração e os caros números musicais sempre presentes no cinema indiano. O filme mistura romance, drama, busca espiritual e cenas de batalha. Como de fato se sabe muito pouco sobre a vida de Asoka, Sivan soltou a imaginação e criou uma intensa história de amor, tendo eventos políticos e intrigas familiares como pano de fundo.
Filme emocionante...Kareena me emocionou pela persistência, pelo força e pelo amor que ela sentia que parecia ser o maior do mundo.O que fica nesse filme e o que podemos tirar é que tudo o que a gente faz tem um consequência que não temos noção da proporção é como o efeito borboleta da teoria do caos, um movimento pode mudar tudo e de forma desastrosa. Uma grande produção indiana
Título: Aŝoka
Título Original:Aŝoka
Genero: Épico, Romance, Musical
Direção: Santosh Sivan
Produção: Shahrukh Khan, Juhi Chawla
Roteiro: Sureshi Oberei
País de origem: Índia
Idioma: Híndi
Trilha Sonora:Anu Malik, Sandeep Chowta
Duração: 169 min
Distribuição: dreamz Unlimited
Ano de lançamento: 2001
Na Índia, cerca de 3 a.C. no Império de Magadha, o príncipe Asoka (Shah Rukh Khan) sobrevive a ciladas e traições dos seus irmãos, liderados por Susima (Ajit Kumar), que quer matá-lo para herdar o trono. Sua mãe dá ordens para ele abandonar Magadha, e durante a viagem, ele conhece a princesa Kaurwaki (Kareena Kapoor) e seu irmão, o príncipe ariano de Kalinga, que tem tem suas identidades secretas e protegidas por Bheema (Rahul Dev). Asoka e Kaurwaki se apaixonam um pelo outro, mas a mãe de Asoka o chama de volta para Magadha. Quando ele retorna, ele não encontra Kaurwaki, que foi atacada por traidores de Kalinga. Quando a mãe de Asoka é morta a mando de Susima, Asoka fica louco, mata todos os seus irmãos, menos um deles que escapa para Kalinga. Asoka decide conquistar Kalinga, mas no final, ele percebe que não construiu um império, e sim muitos cadáveres e destruição. É quando ele decide espalhar o amor e o budismo.