Você pode resumir todo o filme Blade Runner em comida chinesa e chuva! Parece que o mundo virou uma grande Chinatown. Mas, Blade Runner é uma parábola sobre a vida. Mais precisamente sobre a qualidade de vida e as escolhas que fazemos quando ela é curta. É o caso dos "Replicantes", humanos aperfeiçoados que possuem apenas quatro anos de existência e depois "desligam". Eles brigam por mais tempo e por sentido. Os olhos dos Replicantes apresentam um brilho opaco sob a luz que denúncia sua "raça". Simbolicamente, se os olhos são o espelho da Alma, tudo que pode ser visto por eles é um vazio existencial. Para os Replicantes, a vida é uma contagem regressiva e, como nós, eles querem mais.
DireçãoRidley Scott
ProduçãoMichael Deeley
RoteiroHampton Fancher, David Peoples
Baseado emPhilip K. Dick
GêneroFicção científica
IdiomaInglês
MúsicaVangelis
CinematografiaJordan Cronenweth
EdiçãoTerry Rawlings, Marsha Nakashima
EstúdioThe Ladd Company, Tandem Productions, Sir Run Run Shaw
DistribuiçãoWarner Bros.
Lançamento25 de junho de 1982
Harrison Ford.... Deckard
Rutger Hauer.... Roy Batty
Sean Young.... Rachael
Edward James Olmos.... Gaff
M. Emmet Walsh.... Capitão Bryant
Daryl Hannah.... Pris
William Sanderson.... J.F. Sebastian
Brion James.... Leon Kowalski
Joe Turkell.... Tyrell
Joanna Cassidy.... Zhora
James Hong.... Hannibal Crew
Morgan Paull.... Holden
O filme descreve um futuro em que a humanidade inicia a colonização espacial, para o que cria seres geneticamente alterados - replicantes - utilizados em tarefas pesadas, perigosas ou degradantes nas novas colônias. Fabricados pela Tyrell Corporation como sendo "mais humanos que os humanos", as clonagens Nexus-6 são fisicamente idênticas aos humanos, mas são mais fortes e ágeis. Devido a problemas de instabilidade emocional e reduzida empatia, os replicantes são sujeitos a um desenvolvimento agressivo, pelo que o seu período de vida é limitado a quatro anos.
Após um motim, a presença dos replicantes na Terra é proibida, sendo criada uma força policial especial - blade runners — para os caçar e "aposentar" (matar). O filme relata como um ex-blade runner - Deckard - é levado a voltar à ativa para caçar um grupo de replicantes que se rebelou e veio para a Terra à procura do seu criador, para tentar aumentar o seu período de vida e escapar da morte que se aproxima.
Um a um os replicantes são caçados, e ao longo do filme parecem adquirir características humanas, enquanto os verdadeiros humanos que os caçam parecem adquirir, cada vez mais, características desumanas. Ao fim, as questões que afligem os replicantes acabam se tornando as mesmas que afligem os humanos.
Como diz a personagem de Edward James Olmos (Gaff), quase ao término do filme: "... que pena que ela não viverá... mas quem é que vive?"