Boys Do not Cry é um filme biográfico americano de 1999 dirigido por Kimberly Peirce e co-escrito por Peirce e Andy Bienen. O filme é uma dramatização da história da vida real de Brandon Teena , um americano trans homem jogado no filme por Hilary Swank , que adota uma identidade masculina e tenta encontrar-se e amar no Nebraska, mas é vítima de um crime brutal perpetrado por Dois conhecidos do sexo masculino. O filme também mostra Chloë Sevigny , Peter Sarsgaard , Brendan Sexton III e Alicia Goranson .
Depois de ler sobre o caso na faculdade, Peirce realizou extensas pesquisas para um roteiro, com o qual trabalhou por quase cinco anos. O filme se concentra na relação entre Brandon e sua namorada, Lana Tisdel . O roteiro levou o diálogo diretamente de imagens de arquivo no documentário de 1998 The Brandon Teena Story. Muitos atores buscaram o papel principal durante um processo de elenco de três anos antes que Swank fosse lançado. Swank foi escolhido porque sua personalidade parecia semelhante à de Teena. A maioria dos personagens do filme era baseada em pessoas da vida real; Outros eram compósitos .
A filmagem ocorreu durante outubro e novembro de 1998 na área de Dallas, Texas . Os produtores inicialmente queriam filmar em Falls City, Nebraska , onde os eventos da vida real ocorreram; No entanto, restrições orçamentárias significavam que a principal fotografia deveria ocorrer no Texas. A cinematografia do filme usa iluminação escura e artificial e foi influenciada por uma variedade de estilos, incluindo o neorrealismo e os filmes de Martin Scorsese , enquanto a trilha sonora era principalmente de país , blues e música rock do filme. Os temas do filme, que foram explorados por muitos estudiosos, incluem a natureza das relações românticas e platônicas , as causas da violência contra pessoas LGBT , pessoas transgênero e binário de gênero , e a relação entre classe social , raça e gênero.
O filme estreou no New York Film Festival em 8 de outubro de 1999, antes de aparecer em vários outros festivais de cinema. Distribuído pela Fox Searchlight Pictures , o filme recebeu uma versão limitada nos Estados Unidos em 22 de outubro de 1999 e teve uma boa performance na bilheteria norte-americana, ganhando três vezes seu orçamento de produção em maio de 2000. O filme foi aclamado por críticos, Com muitos classificados como um dos melhores filmes do ano; Elogios focados nas performances principais de Swank e Sevigny, bem como a representação do filme sobre o assunto. No entanto, algumas pessoas que estiveram envolvidas com Brandon na vida real criticaram o filme por não terem retratado os eventos com precisão.
Boys Do not Cry foi nomeado para vários prêmios; No 72º Prêmio da Academia em 2000, Swank foi premiado com o Oscar de Melhor Atriz e Sevigny foi nomeado para Melhor Ator Coadjuvante . A dupla também foi nomeada no 57º Golden Globe Awards , com Swank ganhando o prêmio Melhor Atriz - Drama . Boys Do not Cry , que lidou com questões controversas, [4] foi inicialmente atribuído uma classificação NC-17, mas foi posteriormente reclassificado para uma classificação R. Foi lançado no vídeo caseiro em setembro de 2000.
Baseado na história real de Teena Brandon, Boys Don't Cry relata a juventude de um garoto que nasce com o corpo socializado como feminino mas identifica-se com o gênero masculino. O filme retrata sua trajetória enquanto homem transgênero e os embates que vive diante da sociedade.
Do meio dos Estados Unidos, surge um ser com uma vida dupla extraordinária, um triângulo amoroso complicado e um crime que abalaria o interior do país.
Brandon Teena foi um forasteiro que encantou a pequena comunidade rural de Falls City, no estado de Nebraska. As mulheres o adoravam e quase todos que conheciam esse recém-chegado carismático eram atraídos por sua inocência encantadora. Porém, o personagem mais famoso e amigo fiel da cidade tinha um segredo: ele não era quem as pessoas pensavam ser.
Em Lincoln, sua terra natal, a apenas 120 quilômetros dalí, Brandon Teena era uma pessoa diferente, envolvido numa crise pessoal que o assombrou durante toda a sua vida.
Como muitos jovens, ele cometeu erros e, quando Brandon impõe-se entre seu novo amor, Lana (Chloë Sevigny), e o amigo dela, John (Peter Sarsgaard), o mistério desdobra-se em violência.
Em sua vida singular e curta, Brandon Teena foi, ao mesmo tempo, um amante arrebatador e um forasteiro preso numa armadilha, um "ninguém" empobrecido e um sonhador elaborado, um ladrão audacioso e a vítima trágica de um crime injusto.
Meninos Não Choram explora as contradições da identidade e juventude americana através da vida e da morte de Brandon Teena. Através de um caos de desejo e assassinato, surge a história de um jovem americano à procura do amor, de si mesmo e de um lugar para chamar de lar.
Brandon começa uma relação amorosa com Lana. Mas John e Brian descobrem que ele era um homem transgênero, o que mostra quem eles realmente são através da transfobia que posssuem.
Hilary Swank .... Brandon Teena
Chloë Sevigny .... Lana Tisdel
Peter Sarsgaard .... John Lotter
Brendan Sexton III .... Tom Nissen
Alicia Goranson .... Candace
Alison Folland .... Kate
Jeannetta Arnette .... Mrs. Tisdel
Rob Campbell .... Brian
Matt McGrath .... Lonny Brandon
Cheyenne Rushing .... Nicole
Título: Boys Don't Cry (Original)
Ano produção: 1999
Direção: Kimberly Peirce
Estreia: 10 de Março de 2000 ( Brasil )
Duração: 118 minutos
Classificação: 18 - Não recomendado para menores de 18 anos
Gênero: Biografia, Drama
Países de Origem: Estados Unidos da América