A Bumm Bumm Bole é um filme Indiano dirigido pelo diretor Priyadarshan. O filme é uma adaptação "oficial" autorizada do filme iraniano Filhos do Paraíso de 1997, que foi indicado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro O título do filme é baseado em uma das músicas de Taare Zameen Par .
"Bumm Bumm Bole" é um filme entretenimento família. O principal herói do filme é um garoto (Darsheel Safary). Ele é mais conhecido por seu altamente aclamado retrato de uma criança disléxica em Taare Zameen Par (2007). O tema deste filme é um relacionamento único irmão e irmã.
Como um bom filme que se preze há um pouco de tudo: blasfêmia do pai pela pobreza, ternura entre irmãos, pessoas que em meio a pobreza ver uma forma de ganhar dinheiro, autoritarismo patronal, violência policial, tentativa de estrupo, fome, perseverança para vencer as dificuldades...
E em meio a tantas emoções, um ponto alto do filme é a persistência do menino em participar de uma corrida para ganhar um tênis e assim doá-lo a sua irmã. Ver o seu desconsolo por não ter conseguido o 3º lugar e sim o 1º . Embora o prêmio do 1º lugar fosse "melhor”, não o satisfazia e nem atendia suas necessidades.
O pano de fundo do filme é a desigualdade social, pois são tão pobres que uma criança tem que esconder de seus pais que perdeu a sandália da irmã. E por isso, me fez lembrar algumas dificuldades da infância. Por outro lado, fica evidente enquanto escrevo estas linhas o quanto nossos arquétipos de pai, mãe, filho, irmão estavam presentes e foram tratados de forma sutil e profunda.. Há emoções presentes quanto do menino que não sabia como resolver o seu problema e a questão o consumia. Há o desespero do pai com a dificuldade de encontrar trabalho e sua tentativa de continuar sendo digno. Há irá e repulsa ao ver a tentativa do patrão em abusar da mãe, por ser bela e indefesa. Há comoção em ver a irmã com sua vergonha em enfrentar o mundo por estar de sapatos sujos e grandes para seus pés. E há encanto ao ver o show de interpretação dos dois atores mirins: Darsheel Safary e Zyah Vastani. Eles conseguiram serem ternos, doces, cúmplices. E no fim das contas, não é isso que queremos de um irmão?
Título: Bumm Bumm Bole
Título Original: Bumm Bumm Bole
Genero: Drama
Direção: Priyadarshan
Produção: Satish Kaushik
Roteiro: Manisha Korde e Majid Majidi
País: índia
Idioma: Hindi
Trilha Sonora: Canções: MG Sreekumar, Tapas Relia. Azaan Sami. Pontuação Background: Ouseppachan
Duração:
Distribuição: Orion Pictures
Ano de lançamento: 2010
A história se passa em uma área dominada terrorista, onde uma pequena família de trabalhadores das plantações de chá vive. (Darsheel) os pais de Pinu são trabalhadores das plantações de chá e ganham parcos rendimentos. Mas eles sempre quiseram dar aos seus filhos uma boa educação. Então eles enviaram Pinu e sua irmã Zia para uma escola de renome.
Eles estão passando por sérias dificuldades financeiras e os seus pais não tem dinheiro nem para comprar comida. Quando a sandália de Rimzim quebra seu pai pede a Pinu para ele consertá-la no sapateiro. O problema é que Pinu perde as sandálias sem querer e ele e sua irmã decidem dividir um par de tênis velho que Pinu possui para irem para a escola até que seus pais tenham dinheiro suficiente para comprar sapatos novos. E assim, começa a saga desses dois irmãos que não querem muita coisa da vida. Para eles, chegar em terceiro lugar é muito mais gratificante que chegar em primeiro.
O desenvolvimento do caráter é muito importante neste filme. Khogiram (Atul Kulkarni), sua esposa (Rituparna Sengupta) e seus filhos Pinu (Darsheel) e Rimzim (Zia) pertencem a uma região dominada terrorista. Khogiram e Ritu tem uma renda que trabalha em uma plantação de chá e mal consegue gerir as coisas. As crianças são afetadas por isso. Eles vão para uma escola respeitável como é a ambição de Khogiram para dar-lhes as oportunidades educacionais que ele perdeu. Mas a crise financeira faz com que seja difícil para as crianças a corresponder aos padrões da escola. Eles não têm dinheiro suficiente para sapatos ou uniformes. As coisas se tornam piores quando Pinu perde o único par de sapatos de Rimzim dna loja de vegetais. Pinu diz Rimzim sobre os sapatos e pede para ela não contar a sua mãe, ela concorda.
Rimzim não pode ir para a escola sem os sapatos. Eles trabalham fora um esquema onde ambos compartilham os mesmos sapatos. Rimzim vai usá-las para a escola de manhã e entregá-las para Pinu ao meio-dia para que ele possa assistir às aulas da tarde. No entanto, Pinu sempre se mete em problemas na escola esperando por Rimzim para dar-lhe os sapatos. Enquanto isso, o pai de Pinu, desesperado por dinheiro, toma emprestado alguns equipamentos de jardinagem e junto com Pinu vão aos ricos subúrbios da cidade para encontrar trabalhos de jardinagem. Eles tentam muitas mansões até uma mansão pertencente a uma menina de 6 anos de idade e sua avó concorda.
Enquanto Pinu brinca com a menina, seu pai trabalha. Um dia rimzim vê uma menina vestindo seus sapatos perdidos em sua escola e ela segue a garota. Ela leva Pinu a sua casa para mostrar o lugar e eles descobrem que a família é mais pobre do que eles. Um dia Rimzim é atraído por um novo par de sapatos brilhantes que a mesma pobre menina está usando. Ela pergunta a ela sobre o que ela fez com seu par anterior de sapatos e quando ela descobre que a garota havia jogado fora o seu velho par de sapatos, ela está muito decepcionado.
Enquanto isso, Pinu vem a saber da Maratona Interescolar onde um dos prêmios é um par de sapatos. Pinu entra na maratona, na esperança de receber o terceiro prêmio de um novo par de tênis (o primeiro prêmio sendo a educação gratuita para o vencedor até que ele termine o ensino médio), que ele poderia trocar por menina tênis e dar a Rimzim. Ele acidentalmente ganha a corrida e é colocado em primeiro lugar.
Ele fica chocado e chora no pódio como ele vê em desespero com o novo par de tênis a ser atribuídas ao terceiro corredor colocado. O filme termina com Rimzim descobrir que ela não vai ter um novo par de sapatos.
Mas há uma cena de seu pai no final do filme que mostra o que parece ser sapatos vermelhos com aparamento vermelho para Rimzim e outro par de tênis de basquete branco, presumivelmente para Pinu, cujos sapatos velhos foram rasgadas de tanto uso.
Darsheel Safary ...... Pinu (Pinakin)
Atul Kulkarni ...... Khogiram
Rituparna Sengupta ...... Esposa de Khogiram
Ziyah Vastani ...... RimZim
Wahiida ...... Principal
|