Chrono Trigger é um RPG lançado originalmente para SNES, e depois adaptado para o PS1, Nintendo DS, iOS (iPhone, iPad e iPod) e Android. Considerado como um dos melhores jogos da história, a criação da Square Enix, a mesma da série Final Fantasy, fez sucesso graças à sua história envolvente, personagens carismáticos e gráficos fantásticos para a sua época.
A história é centrada em Chrono, jovem de cabelos ruivos e espetados que tem sua vida mudada quando se envolve com uma máquina de viagem no tempo. Com seu grupo de amigos ele se encontra em uma aventura que pode mudar o curso do mundo, mas nada vai ser tão fácil quanto parece.
A saga se desenrola em um mundo parecido com a Terra, mas que não é o nosso planeta como o conhecemos. Nesta “versão alternativa” da Terra também existiram outras épocas, onde seres humanos se encontraram com dinossauros, por exemplo, e também épocas mais futuristas, onde robôs dominam o mundo. Como viajante do tempo, Chrono e seu grupo precisam passar por estes diversos cenários para avançar na aventura.
Batalhas sempre ativas
Apesar de ser um RPG, Chrono Trigger foi inovador para sua época por apresentar um sistema de batalhas que até então não era muito comum. Chamado de Active Time Battle (ATB), as batalhas continuam rolando, sem dar tempo para que os jogadores escolham suas ações. É preciso pensar em tempo real e ser mais rápido do que seus inimigos.
É claro que o game dá a opção de configurar de outra forma, abrindo espaço para aqueles que curtem batalhas de forma mais tradicional, com turnos pausados e dando tempo para a escolha de ataques. Mas Chrono Trigger funciona bem melhor da forma que foi concebido, com as batalhas ativas, o que dá muito mais emoção, principalmente nos combates contra chefões.
Uma das outras funcionalidades únicas do jogo é a capacidade de combinar ataques, algo até então inovador para a época que foi lançado. Os golpes combinados são altamente destrutivos e podem fazer grande diferença na luta contra chefes ou outros inimigos mais poderosos. Um dos mais famosos envolve os personagens Chrono e Frog, que cruzam suas espadas no ar e aplicam um golpe em formato de X. Devastador para quem ficar no caminho.
Gráficos
Graficamente, Chrono Trigger foi uma sensação por apresentar sprites bem definidos para o Super Nintendo e animação de cair o queixo. O design de todos os personagens foi feito pelo desenhista Akira Toriyama, conhecido por ser o “pai” do desenho Dragon Ball Z. Não se espante se Chrono lembrar Goku ou Lucca lembrar Bulma, os visuais dos personagens de Toriyama são realmente parecidos e concedem um charme à obra como um todo.
Os relançamentos do jogo, inclusive a versão iPhone, contam com cenas de animação no estilo japonês que lembram ainda mais Dragon Ball Z. Estas animações podem ser conferidas entre uma sequência de ação ou outra, na introdução do jogo e também no final, ou melhor, nos finais. São mais de dez os possíveis finais do game, então o ideal é terminá-lo várias vezes para poder assistir todos, entre ruins e bons.
Chrono Trigger é, sem dúvidas, um grande clássico dos RPGs e um grande título para ser apreciado. Agora você pode conferi-lo na palma de sua mão, em qualquer lugar, sem gastar muito de seu tempo. A versão para iPhone conta com um sistema de salvamento inteligente que não deixa você perder o jogo nos momentos mais impossíveis.
O jogo tem inicio no Reino Guardia, no ano 1.000 AD, Crono é acordado por sua mãe e logo depois ele vai para a Feira do Milênio. Lá, ele conhece uma garota chamada Marle, que se torna sua amiga, e passam a andar juntos. Na feira eles são convidados a testar a nova invenção de Lucca, melhor amiga de Crono. Essa maquina é um teletransporte, que Crono testa com sucesso, porém Marle ao testa-la, observa que o seu pingente começa a brilhar no instante do funcionamento da máquina, e, de repente, ela é sugada para dentro de um misterioso portal. Lucca então verifica que um portal dimensional foi aberto e Crono decide ir atras de Marle.
Ao sair do portal Crono está na “Idade Média” (Middle Ages, 600 DC), onde ele descobre que está no passado e se dirige ao castelo de Guardia. Lá fica sabendo que a ‘Rainha Leene, que estava desaparecida, foi encontrada.
Informações Do Jogo:
Nome: Chrono Trigger
Desenvolvedora: Overkill Software
Plataforma: PC
Sistema Operacional: Win XP, Vista, Seven
Lançamento: 2011
Idioma: Inglês
Formato: EX
Tamanho: 5 Mb