Citadel é um filme irlandês de 2012 de gênero horror psicológico. O filme foi escrito e dirigido por Ciaran Foy, em sua estréia no cinema. Foi filmado em Glasgow, na Escócia .
Crianças sempre fizeram parte do universo do horror, como vítimas ou como vilões. Podemos citar vários filmes desde Cemitério Maldito, Filhos do Medo, Colheita Maldita, até A Profecia, entre outros. O diretor Ciaran Foy, com influências de Chronenberg e seu Filhos do Medo, aborda esse universo para contar uma história sobre um jovem pai, atormentado por crianças malditas.
É um bom filme que fala sobre enfrentar demônios, superar medos e encarar o desconhecido para salvar quem ama.
Tommy (Aneurin Barnard) sofre de agorafobia , adquirida após sua esposa grávida ser atacada por um grupo de crianças encapuzadas, que a infectaram aplicando algo com uma seringa em sua barriga. Após um ano, os aparelhos que mantêm sua esposa viva são desligados, e Tommy passa a ser novamente atormentado pelas crianças encapuzadas, desta vez interessadas em levar sua filha.
Tommy ( Aneurin Barnard ) e Joanne (Amy Shiels), que está grávida, vive em um complexo de apartamentos em ruínas. Um dia, quando Tommy está em um elevador, Joanne está ameaçada por um grupo de adolescentes, todos os hoodies vestindo. Tommy assiste impotente como a quadrilha atacar sua esposa, tentando desesperadamente sair do elevador. Ele a encontra batido, com uma seringa no estômago. No hospital, Joanne sobrevive e dá à luz a Elsa, uma menina saudável. No entanto, Joanne permanece em coma por vários meses, acabou sendo retirado de suporte de vida. De luto, Tommy é consolado por uma enfermeira amigável, Marie ( Wunmi Mosaku ), que tenta ajudá-lo com sua agorafobia , o resultado de sua experiência traumática.
O roteiro opta por não revelar a origem e os motivos das crianças agirem dessa forma. Temos algumas explicações vindas de um padre lunático que ajuda Tommy, explicando que elas atacam as pessoas pelo medo que sentem. O filme gira em torno do ponto de vista de Tommy, o que deixa o ar de mistério ao redor dos pequenos vilões ainda maior. Além de superar a doença, o rapaz se vê obrigado a proteger sua filha. Nos melhores momentos do filme, o diretor cria situações angustiantes, como a cena em que Tommy e o Padre invadem o prédio onde as crianças residem, ou a cena do ataque ao ônibus. No elenco, o destaque fica para Aneurin Barnard, um Elijah Wood mais alto, não só na aparência física, mas também com uma interpretação bem parecida com a de Elijah. Temos também o caricato Padre, interpretado por James Cosmo, e a simpática enfermeira Marie, interpretada por Wonmi Mosaku.