George Raymond Richard Martin (Bayonne, 20 de setembro de 1948), nascido George Raymond Martin e mais conhecido como George R. R. Martin ou simplesmente GRRM, é um roteirista e escritor de ficção científica, terror e fantasia estadunidense. É mais conhecido por escrever a série de livros de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo. Ele foi declarado como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2011 pela revista TIME.
1. A Morte da Luz é o primeiro livro escrito por George R. R. Martin, autor da renomada série As crônicas de gelo e fogo e premiado com os principais prêmios do mundo de fantasia e ficção científica. Desde essa primeira história o autor já mostra o que o tornaria mundialmente famoso, seus personagens que não são nem vilões, nem heróis, mas seres complexos como todos nós. Worlorn não é o planeta que Dirk t ́Larien imaginava, e Gwen Delvano não é mais a mulher que conhecera. Ela está ligada a outro homem e a esse planeta moribundo preso no crepúsculo, seguindo em direção à noite sem fim. Em meio à paisagem desoladora, há um violento choque de culturas, no qual não há códigos ou honra e uma batalha se espalhará rapidamente. Sobre o autor: George R.R. Martin trabalhou dez anos em Hollywood como escritor e produtor de diversas séries e filmes de grande sucesso. Autor de diversos best-sellers nos EUA e na Europa, foi em meados dos anos 1990 que Martin deu início a sua mais importante obra: As crônicas de gelo e fogo, a saga de fantasia mais vendida dos últimos anos, vencedora de diversos prêmios, que ganhou a premiada adaptaçãoGame of Thrones pela HBO e também chegou aos quadrinhos.
2. A Guerra dos Tronos é o primeiro livro da série de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita pelo norte-americano George R. R. Martin e publicada pela editora Bantam Spectra. Lançado originalmente em 6 de agosto de 1996, o livro venceu o Prêmio Locus de 1997 e o Prêmio Nebula de 1998, tendo sido indicado também ao World Fantasy Award de 1997. A novela Blood of the Dragon, compreendendo os capítulos de Daenerys Targaryen do romance, venceu o Prêmio Hugo de 1997 para "Melhor Novela".
O livro dá nome a vários itens derivados baseados na saga, incluindo jogos de cartas colecionáveis, jogos de tabuleiro e um Role-playing game (RPG). Uma série televisiva baseada em As Crônicas de Gelo e Fogo, intitulada Game of Thrones, estreou em 17 de abril de 2011 nos Estados Unidos. Produzida pelo canal HBO, sua primeira temporada adapta o enredo de A Game of Thrones. No Brasil, a obra foi publicada pela editora LeYa em setembro de 2010 com o título A Guerra dos Tronos. Por sua extensão, em Portugal foi dividida em dois volumes, lançados em 2007 pela editora Saída de Emergência sob os títulos A Guerra dos Tronos e A Muralha de Gelo.
3. A Fúria dos Reis é o segundo livro da série de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita pelo norte-americano George R. R. Martin e publicada pela editora Bantam Spectra. Foi publicado pela primeira vez em 16 de novembro de 1998 no Reino Unido, sendo lançado nos Estados Unidos em março de 1999. Ele foi indicado ao Prêmio Nebula de Melhor Romance e, como seu predecessor A Game of Thrones, venceu o Prêmio Locus de 1999 na mesma categoria.
O livro serve de base para a trama da segunda temporada da adaptação televisiva da saga, intitulada Game of Thrones. No Brasil, a obra foi publicada pela editora LeYa em março de 2011 com o título A Fúria dos Reis. Por sua extensão, em Portugal ela foi dividida em dois volumes, lançados em 2008 pela editora Saída de Emergência sob os títulos A Fúria dos Reis e O Despertar da Magia
4. A Tormenta de Espadas é o terceiro livro da série de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita pelo norte-americano George R. R. Martin e publicada pela editora Bantam Spectra. Foi publicado pela primeira vez em 8 de agosto de 2000 no Reino Unido, sendo lançado nos Estados Unidos em novembro do mesmo ano. Como os dois volumes anteriores da saga, ele venceu o Prêmio Locus de Melhor Romance.
Foi o primeiro volume da série a ser nomeado ao Prêmio Hugo, um dos prêmios de ficção científica e fantasia mais prestigiados no gênero; contudo, ele acabou perdendo para Harry Potter e o Cálice de Fogo, da britânica J. K. Rowling. Em extensão, é o maior romance de As Crônicas de Gelo e Fogo, com quase mil páginas em sua versão original norte-americana. Trata-se também do último livro da "primeira fase" de lançamentos da saga — um período que vai de 1996 a 2000, quando o autor publicou os três primeiros volumes com um intervalo de tempo de dois anos entre cada um.
No Brasil, a obra foi publicada pela editora LeYa em setembro de 2011 com o título A Tormenta de Espadas. Por sua extensão, em Portugal ela foi dividida em dois volumes, lançados em 2008 pela editora Saída de Emergência sob os títulos A Tormenta de Espadas e A Glória dos Traidores.
5. Festim dos Corvos é o quarto livro da série de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita pelo norte-americano George R. R. Martin e publicada pela editora Bantam Spectra. Foi lançado em 17 de outubro de 2005 na Grã-Bretanha e em 8 de novembro do mesmo ano nos Estados Unidos.
Foi o primeiro livro da série a estrear em número um na lista de mais vendidos dos jornais estadunidenses The New York Times e The Wall Street Journal. Em 2006, foi indicado aos prêmios Hugo, Locus e British Fantasy Society, não convertendo nenhuma da nomeações. No Brasil, a obra foi publicada pela editora LeYa em fevereiro de 2012 com o título O Festim dos Corvos. Por sua extensão, em Portugal ela foi dividida em dois volumes, lançados em 2009 pela editora Saída de Emergência sob os títulos O Festim dos Corvos e O Mar de Ferro.
Originalmente, o quarto tomo da série seria A Dance with Dragons; contudo, este romance deveria cobrir um longo período de tempo na história, e logo tornou-se grande demais para ser publicado. Martin optou por dividir a trama por seus personagens e lugares específicos logo, A Feast for Crows contêm todos os personagens do Sul dos Sete Reinos, enquanto o volume seguinte, A Dance with Dragons, contêm os do Norte e os do outro lado do mar estreito. Contudo, esta divisão é apenas geográfica, uma vez que os enredos abordam o mesmo período de tempo nesse sentido, os dois livros são paralelos, e ambos começam suas histórias após A Storm of Swords. Como os demais romances da série, A Feast for Crows contêm um extenso apêndice, com um total de 75 páginas.
6. A Dança dos Dragões é o quinto livro da série de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita pelo norte-americano George R. R. Martin e publicada pela editora Bantam Spectra. Foi publicado pela primeira vez em 12 de julho de 2011 nos Estados Unidos. Trata-se do segundo romance da saga a estrear na primeira posição da lista de mais vendidos do jornal estadunidense The New York Times e, assim como os dois volumes anteriores da série, foi indicado ao Prêmio Hugo.
A Dança dos Dagões foi originalmente destinado a ser o segundo romance na sequência, quando Martin ainda idealizava a saga como uma trilogia. Por sua extensão, em Portugal ela foi dividida em dois volumes pela editora Saída de Emergência: o primeiro, intitulado A Dança dos Dragões, foi publicado em setembro de 2011; o segundo, chamado Os Reinos do Caos, foi lançado em janeiro de 2012. No Brasil, a obra foi lançada pela editora LeYa no dia 27 de junho de 2012 sob o título A Dança dos Dragões.
|