As histórias sobre zumbis e desastres químicos que resultam em seres carnívoros e por consequência geram um apocalipse, já se tornaram corriqueiras, sejam no cinema, na literatura e nos quadrinhos e até na música e games. Acredito que os leitores não esperavam é que isso tudo fosse levado tão ao extremo da bestialidade e da insanidade como em Crossed.
Se você é fã de filmes brutais como Jogos Mortais, O Albergue, Centopeia Humana, A Serbian Film entre outros do gênero. Além de jogos como Dead Island e Rage, você ficará fã incondicional de Crossed. Depois de ler, sem sombra de dúvida verá os quadrinhos de The Walking Dead como se fossem Turma da Mônica.
A revista Crossed, Cruzados em português é a mais bestial e gore história em quadrinhos já publicada. Talvez a revista Feras consiga se aproximar, mas ainda falta muito para empatar com Crossed.
A história versa sobre uma contaminação que levou os seres humanos a se tornarem uma forma diferenciada de zumbis, eles são sádicos e extremamente violentos. O contágio é similar aos zumbis “old school”, ou seja, pode ser através de mordidas, fluídos corporais como sangue e saliva são os responsáveis pela contaminação.
Uma ferida em forma de cruz vermelha aparece no rosto dos infectados nos instantes após a contaminação já estão prontos para espalhar sandices que estavam guardadas em seus subconscientes e assim devastar quem estiver por perto.
E toda a história dessa abominação saiu da mente insana e doentia de Garth Ennis. O irlandês é o responsável pelas conceituadas Preacher, Justiceiro e The Boys, mas ele já escreveu histórias sobre Hellblazer, Darkness e Juiz Dredd. Quem desenha e consegue captar os horrores de Crossed é o desenhista Jacen Burrows, que já desenhou Homem Aranha e Transmetropolitan.
O vírus que acometeram essas pessoas só incrementou os sentimentos sádicos que já existiam em cada uma delas, e ficaram mais cruéis e perversas.
Assim como nas histórias de zumbis, os sobreviventes se organizam em grupos e tentam a todo o custo fugir do inferno que se instaurou na Terra. Mas os Cruzados são inteligentes e caçam os sobreviventes. Os infectados também são organizados e astutos criando diversas armadilhas para capturar os humanos saudáveis.
O mundo de Crossed é dividido em várias sequencias que contam histórias paralelas. São dez volumes até o momento. O primeiro volume chamado apenas de Crossed foi escrito pelo Garth Ennis. Já o segundo volume da série “Valores Familiares” e o volume 3 “Psicopata”, ficaram por conta do autor David Lapham, que já escreveu sobre Superman, The Spirit, Demolidor vs Justiceiro, Homem Aranha, Wolverine entre outros.