Em Dark City Charlton Heston aparece em seu primeiro papel como protagonista e já desponta como futuro astro. Também no elenco Jack Webb e Harry Morgan que trabalhariam em Dragnet.
O título de trabalho deste filme foi No Escape . As datas de produção foram de 5 de abril a 12 de maio de 1950. Cenas e retomadas adicionais foram de 9 de maio a 11 de maio de 1950. As cenas de produção foram filmadas nos seguintes locais de Los Angeles: Griffith Park Observatory, Union Station, North Hollywood, um cais de diversão no Ocean Park, o Wilshire Plaza Hotel e o Valley Vista Motel no Ventura Blvd. no Vale de San Fernando, Califórnia. Além disso, fotos de fundo foram filmadas em Las Vegas, Nevada e Chicago, Illinois .
Quando o filme foi lançado, o crítico de cinema do New York Times , Bosley Crowther , aplaudiu o trabalho do recém-chegado Charlton Heston, mas criticou o filme, escrevendo:
Uma nova estrela chamada Charlton Heston - um tipo alto, tweedy e áspero, que parece um meio-meio de ameaça tripla em uma equipe de futebol da faculdade do meio-oeste - recebe uma desafortunada expulsão do baixo e louco nível de crime em Hal Wallis's thriller, Dark City , que chegou à Paramount ontem. Aparentemente, o Sr. Heston, que trabalhou para o palco e o vídeo, tem algo mais do que aparência para recomendá-lo a papéis dramáticos. Ele tem um magnetismo silencioso, mas assertivo, uma dignidade juvenil e uma sensação claramente potencial de timing que é a condição sine qua non do bom ator. Mas, neste engenheiro de "mão apertada", ele é chamado a não jogar nada mais complexo ou exigente do que um jogador torto marcado para a destruição.
Em 2004, o crítico de cinema Dennis Schwartz deu ao filme uma revisão mista, escrevendo:
O diretor do veterano, William Dieterle ( The Devil e Daniel Webster ), foi atropelado pelo roteiro fraco, mas o elenco talentoso joga a mão o melhor que pode ... O humor sombrio é definido pela excelente fotografia de B & W de Victor Milner. O desempenho matizado finamente sintonizado de Heston, como um cara ido mal, mas que pode ser salvo pelo amor, dá ao melodrama bastante qualidades do filme negro para superar, mas não o suficiente para aliviar seu tédio.
Danny Haley é um ex-capitão da Força Aérea que agora é sócio de uma casa de apostas ilegais em Chicago. Apesar de pagar por "proteção", a polícia continua a invadir a casa e durante a última operação, Haley escapa por pouco da prisão. Ele que sair da cidade mas não tem dinheiro. Percebe uma chance quando conhece o turista Arthur Winant de Los Angeles com um cheque de cinco mil dólares na carteira, bebendo numa boate. Ele o atrai para um jogo de cartas e junto com seus parceiros conseguem trapacear e ficar com o dinheiro. Desesperado, Arthur se mata. Logo após, um dos comparsas de Haley é assassinado e ele (e a polícia) descobrem que o irmão de Arthur está em vingança contra os trapaceiros. Haley começa a investigar por conta própria, na tentativa de encontrar o assassino antes que ele o mate, mas nem ele nem a polícia conseguem sequer uma foto ou pista do paradeiro de Sidney, o irmão assassino de Arthur.
Charlton Heston como Danny Haley / Richard Branton
Lizabeth Scott como Fran Garland
Viveca Lindfors como Victoria Winant
Dean Jagger como o capitão Garvey
Don DeFore como Arthur Winant
Jack Webb como Augie
Ed Begley como Barney
Harry Morgan como soldado
Walter Sande como sueco
Mark Keuning como Billy Winant
Mike Mazurki como Sidney Winant
Direção: William Dieterle
Produção: Hal B. Wallis
Roteiro: John Meredyth Lucas, Larry Marcus
Baseado em: história "No Escape" de Larry Marcus
Música: Franz Waxman
Distribuído: Paramount Pictures
Data de lançamento: 17 de outubro de 1950 (Estados Unidos)
Tempo de execução: 98 minutos
País: Estados Unidos
Língua: Inglês
Todos os arquivos presentes em Fithoslusec são verificados pelos moderadores e possuem encurtamento Adfly. Clik aqui " Aprendendo a usar o Adf.ly" e saiba como realizar o download. Recomendaos a leitura deste tutorial: Como Baixar pelo Mega. Problemas com legendas? Veja aqui: Legendas.