Doug é uma série animada americana do canal Nickelodeon. Foi o primeiro Nicktoon produzido e exibido, estrelando um garoto de 12 anos chamado Douglas Yancey "Doug" Funnie. Originado de um livro nunca publicado, Doug Got a New Pair of Shoes, do artista e criador da série Jim Jinkins (mesmo criador de Pinky Dinky Doo) e do escritor Joe Aaron.
A série foi criada pelo artista da Nickelodeon Jim Jinkins em setembro de 1990, e produzido pelas empresas Jinkins Production Company e Jumbo Pictures, Inc. O desenho se originou de um livro chamado Doug Got a New Pair of Shoes (em português, Doug ganha um novo par de sapatos) escrito pelo próprio Jinkins e pelo escritor Joe Aaron. Em 1991, a série passou a ser produzida e transmitida na Nickelodeon.
Jinkins deu o nome de Doug ao personagem principal, depois que seu afilhado, Doug Eckhardt, se tornou reitor de Arte Histórica na Universidade da Pensilvânia. A ideia para o "Homem Codorna", um super-herói que Doug imagina em alguns episódios, foi baseada em um super-herói inventado por Jim Jinkins, quando ele era mais novo.
Douglas Yancey "Doug" Funnie: Garoto de 12 anos e meio, é o personagem principal da série. Ele mora com sua mãe Theda, seu pai Phil, sua irmã Judy e seu cachorro Costelinha na Rua Jumbo, 21, na cidade fictícia de Bluffington. Narra seu cotidiano ao escrever em seu diário todas as suas dúvidas, alegrias e tristezas. Doug gosta de imaginar coisas, como o que poderia acontecer no futuro, também gosta de imaginar que é um super-herói chamado Homem-Codorna (Uma sátira ao Homem-Pássaro), o agente secreto Smash Adams (James Bond), o espião secreto Camaleão ou o aventureiro Race Canyon (Indiana Jones). Não gosta de seu nome do meio (Yancey).
Costelinha: É o cachorro de estimação de Doug. Algumas vezes age como um ser humano, só que não fala e é azul. Sua casinha de cachorro tem a aparência de um iglu. Ele tem habilidades como jogar xadrez e dançar. Costelinha mostra o valor de uma amizade fiel e desinteressada. Em todos os perigos que Doug enfrenta, ele está presente, seja na vida real ou na imaginação de Doug. Na imaginação de Doug, Costelinha é Cãodorna ou Costelinha Adams, o cão secreto.
Skeeter Valentine: O melhor amigo de Doug. Skeeter foi quem ensinou Doug a pedir um sanduíche no Honker Burger, quando ele tinha acabado de se mudar para Bluffington. Foi ele também quem ajudou Doug a aprender a dançar. Também mostrou ao amigo a banda do momento, Os Beets. Ele tem um irmão mais novo chamado Dale. Assim como Doug, Skeeter tem um super-herói preferido chamado Mosquito Prateado, paródia do Surfista Prateado de Stan Lee e Jack Kirby. Skeeter usa expressões como "Ho-Ho" ou "Legal, cara!". O pai dele tem um temperamento ruim e tem um vocabulário lento. Sua mãe é bondosa e calma. Embora não pareça, Skeeter tem um QI elevado.
Patrícia "Patti" Maionese: É a melhor amiga de Doug, que é secretamente apaixonado por ela desde seu primeiro encontro com ela. Inteligente, comportada e alegre, é uma boa esportista, que está sempre ganhando competições. Em certos episódios, parece corresponder à paixão de Doug. É órfã de mãe e o pai vive numa cadeira de rodas, mas é bem hiperativo. Acredita-se que ficou assim num acidente que possivelmente lhe tirou a esposa, embora isso nunca tenha sido especulado na série.
Roger Klotz: Maior rival de Doug. É um valentão que juntamente aos seus amigos, atormenta Doug com brincadeiras de mau gosto, mas suas artimanhas sempre acabam se voltando contra ele, que mora com sua mãe e sua gata Fedida (que Roger acreditava ser um gato, chamado Fedido). O pai mora em outra cidade e trabalha como palhaço, mas mantêm uma forte amizade com o filho. Apesar de Roger implicar com Doug, às vezes se mostra um bom amigo. Como mostra em um episódio ("Roger, meu cunhado"), ele tem uma grande paixão por Judy. Nas histórias do Homem-Codorna ele é o Doutor Klotzenstein, uma referência ao Doutor Victor Frankenstein.
Sr. Dink (Buddy Dink): Milionário vizinho dos Funnies, vive as voltas com produtos recém comprados que claro, custaram muito caro, e servem basicamente para impressionar os outros; apesar disso, tem bom coração e é o melhor amigo adulto de Doug, vendo-o como a um filho. Mora com sua esposa, a Sra. Dink. Conforme se mostrou no episódio "Caça ao Tesouro", é possível que tenha sido um ancestral pré-histórico dele a ser o primeiro habitante de Bluffington.
Judith Anastasia "Judy" Funnie: Irmã de Doug. Ela tem cerca de 15 anos, tem talento para a dramaturgia, às vezes age como uma atriz dramática e poética. Chega a agir de modo rude com Doug, mas mesmo assim não deixa de ajudá-lo. Odeia quando Doug entra em seu quarto.
Beebe Bluff: É amiga de Patti, Doug e Skeeter. Seu pai é o homem mais rico de Bluffington. Em um episódio, ela se mostra apaixonada por Skeeter. Mesmo sendo meio esnobe, procura sempre ser justa com os amigos, tanto que em Doug O Filme, mandou que seu pai deixasse Doug e Skeeter em paz. Foi ela que deu em Doug seu primeiro beijo.
Theda Opal Funnie: Mãe de Doug, é a encarregada do depósito de reciclagem da cidade, tarefa esta que ela leva a sério demais.
Phillip "Phil" Funnie: Pai de Doug, especialista em fotografia e um grande pensador. Tem a irritante mania de falar tudo em rimas em algumas ocasiões.
Chalky Studebaker: É amigo de Doug. Ele gosta de praticar esportes e é um excelente aluno, embora já tenha colado de Doug em uma prova.
Dale Valentine: Irmãozinho de Skeeter. Ele tem 2 anos.
Fedida: Gata de estimação de Roger. Nos primeiros episódios, Roger achava que era um gato, mas quando o animal ganhou filhotes, descobriu que era uma fêmea, no episódio "O Gato Gordo de Doug".
Bill Bluff III: Homem mais rico de Bluffington, é o pai de Beebe. Ele é um descendente do fundador de Bluffington.
William "Willie" White: É filho do prefeito de Bluffington e amigo de Roger. Não é muito esperto, mas sabe quando Roger abusa demais.
Connie Benge: É amiga de Patti e Beebe. Tem uma quedinha por Doug.
Boomer Bledsoe: Amigo de Roger e Willy.
Al e Moo Sleech: Irmãos gêmeos, são inteligentes e se comunicam através de códigos de números. O pai deles é um padeiro especializado em rosquinhas.
Fentruck: Aluno de intercâmbio vindo da Iakistônia. Ficou amigo de Doug ao lhe pedir que escrevesse uma carta para sua irmã mais velha.
Loretta Laqueen: Assim como Fentruck, sua família é de origem iakistonesa. Skeeter acabou se apaixonado por ela, apesar de Doug desconfiar a princípio que ela estivesse mentindo.
Larry: Membro do clube de Audio Visual (AV) da escola. Depois de um pequeno desentendimento, ele e Doug ficaram bons amigos. Outros membros do clube AV são Elmo, Lincolm e Brian. Seu primeiro nome no desenho foi Ralph.
Sr. Bone (Lamar Bone): É vice-diretor da escola onde estudam Doug e seus amigos. Tem um olhar muito desconfiado com Doug, principalmente quando acontece algo de errado na escola. Ele não gosta quando os alunos da escola desobedecem regras pelas quais ele é neurótico.
Robert "Bob" White: É o primeiro prefeito de Bluffington. Mas tarde, ele se torna diretor da escola.
Sra. Wingo: É professora de Doug e seus amigos. É uma senhora gentil e compreensiva.
Sr. Shelap: É o orientador da escola, mas parece se importar mais em ouvir a própria voz do que os outros. Dizem Al e Moo que eles são como são por causa dele.
Sra. Dink (Tippingdale Dink) Esposa do Sr. Dink. Ela é séria, sorri poucas vezes, mas nunca ri das piadas do marido. Em um episódio, ela se torna a prefeita de Bluffington. Meio difícil de saber o que ela viu no Sr. Dink, mas gosta muito dele.
Cléopatra "Dirtbike (Motoneta)" Funnie: É a irmã bebê de Doug e Judy e a filha caçula da família. Judy a chama por Cléopata e Doug, por Motoneta.
Sr. Oggie: Professor de ciências da escola onde estudam Doug e seus amigos. Apareceu em poucos episódios, como "Doug é o Homem-Codorna" e "Caça ao Tesouro".
Diretor Butchsavanty: Diretor da escola de Bluffington, nunca apareceu em pessoa, sendo que suas únicas citações se deu numa conversa no telefone com Bone e no episódio final, retratado como um cara legal.