Procurando Nemo é o quinto filme produzido pela parceria entre os estúdios Disney e a Pixar, vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação, e indicado aos prêmios de Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora Original, e Melhor Edição de Som.
A animação, completamente em 3D, traz também as tradicionais referências dos filmes anteriores da Pixar, como um mundo onde peixes e outros seres marinhos vivem numa sociedade semelhante à de seres humanos. As primeiras pesquisas para a produção do filme começaram em 1997, seis anos antes, portanto, de sua finalização. A história de Nemo e Marlin recebeu grande inspiração dos relacionamentos dos diretores com seus próprios filhos. A narrativa era ambientada na Grande Barreira de Coral, na Austrália; para dar maior realidade e autenticidade, as vozes originais dos dubladores eram de atores australianos e que tinham pelo menos uma característica semelhante a do personagem.
Marlin, um Peixe-Palhaço, pai superprotetor, depois de perder sua ninhada e sua esposa, decide criar seu único filho, Nemo, com todo o cuidado do mundo. No primeiro dia de aula do peixinho, no entanto, acaba exagerando um pouco na sua proteção, e faz seu filho passar vergonha. Este, revoltado, começa uma discussão acalorada com seu pai e, desobedecendo-o, nada para fora do recife onde estavam, onde nenhum peixe ousaria ir, só para provocá-lo. Nesse momento, Nemo acaba sendo capturado por dois mergulhadores, que acabam levando-o de barco para muito longe.
Desesperado, Marlin decide entrar em ação e parte em busca de seu tão amado filho, nadando pelo mar aberto. Objetivando encontrar Nemo, ele acaba conhecendo Dory, uma Cirurgiã-Paleta, que decide acompanhá-lo na sua jornada. O problema é que esta sofre de um problema grave: perda de memória recente, o que poderia dificultar muito a busca.
Enquanto isso, Nemo também tem de viver uma intensa experiência com seus novos amigos, habitantes de um aquário. Lá, ele precisa contar com a ajuda deles para se livrar do destino que lhe foi reservado: se tornar o animal de estimação de uma terrível garota.
Nessa aventura, Marlin e Dory, em busca de Nemo, precisam passar por vários momentos nos quais se encontram outras criaturas, perigosas ou não perigosos, como um grupo de tubarões, um peixe-pescador, uma floresta de águas-vivas e até um bando de tartarugas bem amigáveis.
Albert Brooks como Marlin.
Ellen Degeneres como Dory.
Alexander Gould como Nemo.
Willem Dafoe como Gil.
Brad Garrett como Bolota.
Allison Janney como Peach.
Austin Pendleton como Gurgle.
Stephen Root como Bubbles.
Vicki Lewis como Deb/Flo.
Joe Ranft como Jacques.
Geoffrey Rush como Nigel.
Andrew Stanton como Crush.
Elizabeth Perkins como Coral.
Nicholas Bird como Esguicho.
Bob Peterson como Tio Raia
Barry Humphries como Bruce.
Eric Bana como Anchor.
Bill Hunter como Philip Sherman.
Bruce Spence como Chum.
Lulu Ebeling como Darla.
Jordan Ranft como Tad.
Erica Beck como Pearl
Erik Per Sullivan como Sheldon.
John Ratzenberger como Cardume.
Direção: Andrew Stanton
Codireção: Lee Unkrich
Produção: Graham Walters
Roteiro: Andrew Stanton, Bob Peterson, David Reynolds
História: Andrew Stanton
Gênero: Animação, Aventura, Comédia
Música: Thomas Newman
Distribuição: Walt Disney Studios Motion Pictures
Lançamento: Estados Unidos 30 de Maio de 2003, Brasil 4 de Julho de 2003, Portugal 5 de Dezembro de 2003
Idioma:Inglês