Este é um olhar investigativo exquisitamente filmado e bem dirigido sobre as conseqüências devastadoras das entradas ilegais aparentemente imparáveis em alguns cruzamentos fronteiriços Mexicano / Arizona escassamente povoados. Alternando entre entrevistas e paisagens, Akerman usa uma técnica minimalista, documentando pequenos retratos cinematográficos no tempo que falam por si mesmos, abrindo com histórias de rostos estelares de familiares que perderam entes queridos tentando "atravessar" para o outro lado, retornando freqüentemente, para examinar a desolação brusca e crua das paisagens empoeiradas do lado mexicano da fronteira do muro fronteiriço. Mais tarde, ouvimos as opiniões das pessoas do lado americano, proprietários de terras, empresários de restaurantes, que estão preocupados com a forma como a "invasão" de imigrantes ilegais pode trazer doenças,
Este é um filme que continua a melhorar e continua a provocar, mesmo dias depois, em grande parte devido a um estilo assustador e vanguardista que fica sob sua pele. Senti um aumento emocional à medida que o filme progrediu, como a soma de todas as informações de ambos os lados afundadas. Particularmente deslumbrante é um tiro de rastreamento aparentemente infinito, empilhado no lado americano da fronteira que segue um carro após o outro, enquanto do lado mexicano, os carros se aproximam, pois não há nenhuma linha, mas o tiro continua em uma rua mal iluminada de estabelecimentos mexicanos quase vazios, continuando na escuridão. Ambos os lados vêem a parede de diferentes perspectivas, os americanos vêem a parede como defensores firmes de sua própria liberdade, enquanto os mexicanos a vêem como um caminho para a liberdade. Akerman mantém sua distância objetiva, entrevistando mexicanos em espanhol, americanos em inglês, voltando a sua língua natal nativa somente quando o filme se baseia em uma conclusão altamente poética, onde a própria cineasta descreve o destino de uma mexicana que desapareceu após um cruzamento fronteiriço aparentemente bem sucedido, que liderou brevemente vida tranquila, mas não tinha sido ouvida desde então, quem pode estar vivo, que pode estar morto; ela é alguém que não pode mais reivindicar qualquer "lado" como seu, mas que se tornou, em vez disso, um não-ser, uma persona non grata, um fantasma de um dos "desaparecidos". que conduziu brevemente uma vida tranquila, mas não foi ouvido desde então, quem pode estar vivo, que pode estar morto; ela é alguém que não pode mais reivindicar qualquer "lado" como seu, mas que se tornou, em vez disso, um não-ser, uma persona non grata, um fantasma de um dos "desaparecidos". que conduziu brevemente uma vida tranquila, mas não foi ouvido desde então, quem pode estar vivo, que pode estar morto; ela é alguém que não pode mais reivindicar qualquer "lado" como seu, mas que se tornou, em vez disso, um não-ser, uma persona non grata, um fantasma de um dos "desaparecidos".
Data de lançamento: 20 de fevereiro de 2003 (Nova Iorque)
Direção: Chantal Akerman
Roteiro: Chantal Akerman
Edição: Claire Atherton
Produção: Xavier Carniaux, Marilyn Watelet, Thierry Garrel, MAIS
Cinematografia: Chantal Akerman, Robert Fenz, Raymond Fromont
DVDRip 1.96 GB MHV - Idioma Francês, Inglês e Espanhol.
Não há legenda em Português no arquivo
Link Nitroflare: From the other side (2002)
Todos os arquivos são verificados pelos moderadores e possuem encurtamento Adfly. Clik aqui "Aprendendo a usar o Adf.ly" e saiba como realizar o download. Recomendamos também a leitura deste tutorial: Como Baixar pelo Mega. Problemas com legenda? Veja aqui: Legendas.