Gayby Baby é um documentário australiano de 2015, dirigido por Maya Newell, que acompanha quatro crianças criadas por pais do mesmo sexo .
Gayby Baby observa a vida de quatro crianças - Gus, Ebony, Matt e Graham - cujos pais são gays ou lésbicas, e explora as maneiras pelas quais crescer como um "gayby" os afetou.
Gayby Baby foi produzido ao longo de três anos e meio. Foi concebido e dirigido por Maya Newell, que foi criada por mães lésbicas e sentiu que, no debate sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo na mídia australiana, "ninguém estava realmente conversando com nenhuma criança". Ela optou por abordar o tema da parentalidade LGBT de uma perspectiva observacional sem entrar no debate político em torno da questão, de modo que o filme "aborda as questões das pessoas sobre isso, mas de uma forma muito política, porque estamos apenas assistindo a vida desse garoto ". Newell também pretendia que o filme fosse um recurso educacional para os professores, para que eles estivessem melhor equipados para responder às perguntas das crianças sobre a criação de filhos do mesmo sexo e para lidar com o bullying de crianças com pais gays ou lésbicas. A ideia do filme surgiu de um pequeno documentário, Growing Up Gayby , filmado por Newell para a ABC2 em 2013.
As famílias apresentadas no filme foram lançadas de toda a Austrália; os cineastas consideraram de 30 a 40 crianças antes de selecionar quatro jovens de 11 a 12 anos e suas famílias. Newell se aproximou de uma das famílias e pediu-lhes para aparecer no filme depois de ver uma fotografia deles em um jornal.
O financiamento do filme foi levantado através de uma campanha de crowdfunding e subsídios do governo. Os cineastas anunciaram o projeto no Pozible , um site de crowdfunding, em 2012; A empresa levantou US $ 118.375 de 1244 pessoas, que na época era o maior número de apoiadores de uma campanha de filmes no site. Em outubro de 2014, Newell apresentou o filme a financistas em Good Pitch Australia, onde recebeu US $ 180.000 em promessas da Safe Schools Coalition, da Foundation for Young Australianns, da Australian Primary Principals Association e do Sydney Film Festival .
Inicialmente, o diretor de cinema Maya Newell ofereceu Gayby Baby para ser exibido nas escolas antes do lançamento oficial do filme Wear it Purple Day 2015.
A estréia mundial de Gayby Baby foi realizada em 29 de abril de 2015 no Hot Docs Canadian International Documentary Festival, em Toronto. O filme estreou na Austrália no Sydney Film Festival em junho de 2015 e foi lançado nos cinemas em 3 de setembro de 2015.
Uma exibição foi planejada durante a aula na Burwood Girls High School em 28 de agosto de 2015. [Mark Powell, um ministro presbiteriano que dá seminários sobre o cristianismo na escola, disse aos partidários que ele se organizaria para proibir o filme e entrar em contato com tantas pessoas. meios de comunicação possíveis. O Sydney Morning Herald relatou que a escola não recebeu nenhuma queixa formal dos pais. Um relatório posterior no The Daily Telegraph disse que os pais se queixaram à escola, ao Departamento de Educação e ao Ministro da Educação , Adrian Piccoli., que orientou todas as escolas públicas em NSW a não mostrar o filme durante o horário de aula, e disse à Macquarie Radio que "as escolas não são lugares para questões políticas a serem transmitidas". O comissário de Direitos Humanos , Tim Wilson diz que não tem problema com o governo de NSW "banindo" o documentário. Enquanto Newell afirmou que ela não "vê o filme como tendo uma agenda política necessariamente ou empurrando qualquer coisa para baixo da garganta de ninguém", o filme tem sido comercializado como "estimulante" debate político sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo. O debate também incluiu o papel das escolas na articulação de assuntos contenciosos.
O filme foi adquirido para distribuição teatral e digital nos EUA, Reino Unido e Irlanda com data de lançamento em 29 de abril de 2016. Nos EUA, ele recebeu uma classificação PG da MPAA e do Reino Unido com classificação PG da BBFC. .
Em maio de 2016, foi relatado que o programa da Safe Schools Coalition Australia, apoiado pelo governo de Victoria , incluiria Gayby Baby como um recurso para alunos da 5ª à 10ª série.
Dirigido por: Maya Newell
Produzido por: Charlotte Mars
Música por: Max Lyandvert
Cinematografia: Maya Newell
Editado por: Rochelle Oshlack
Data de lançamento: 29 de abril de 2015 ( Hot Docs ), 3 de setembro de 2015
Tempo de execução: 85 minutos
País: Austrália
Língua: Inglês
Yadisk: Gayby Baby (2015) AVI - WEBDL-Rip 1.36 GB Sem legenda PTBtr
Todos os arquivos são verificados e possuem encurtamento Adfly. Clik aqui " Aprendendo a usar o Adf.ly" e saiba como realizar o download. Recomendo a leitura deste tutorial: Como Baixar pelo Mega.