Good Morning (Ohayō ) é um filme de comédia de 1959 do diretor japonês Yasujiro Ozu. É um remake do seu filme mudo de 1932 , I Was Born, But, e é o segundo filme de Ozu em cores.
O filme acontece no subúrbio de Tóquio e começa com um grupo de estudantes que vão para casa.
O filme é uma subtrama sobre as mensalidades do clube de mulheres locais.
Num tranqüilo bairro da periferia de Tóquio, dois garotos, os irmãos Isamu e Minoru, pedem aos pais que comprem uma TV. Os pais se recusam, e em represália eles fazem uma greve de silêncio. Bom Dia é uma sátira encantadora da vida familiar suburbana do Japão dos primórdios da década de 1960. É perceptível a transição para a vida moderna, com seus novos aparatos tecnológicos (a TV e a máquina de lavar, por exemplo) e os novos costumes que se contrasta com a sociedade tradicional no Japão. Dirigido com graça e sensibilidade apurada, quase num estilo de contemplação zen, por Yasujiro Ozu, um dos grandes cineastas japoneses,.
Bom Dia expõem as mudanças impostas pela vida moderna: crianças impertinentes, que desafiam a autoridade do pai, mero trabalhador assalariado; filhas que não querem se casar, para não deixar solitário, o pai viúvo; a dificuldade de comunicação entre casais; o drama de aposentados e desempregados sem perspectiva de vida. Através de um humor sutil, quase no estilo de um Jacque Tati (em Mon Oncle), Ozu expõe, com graça e leveza, as contradições candentes de um Japão que se moderniza a largos passos no período histórico de ascensão do capital. Mais tarde, sob a crise estrutural do capitalismo no Japão, a graça e a leveza da critica da modernidade no Japão, iriam dar lugar, por exemplo, à grosseria sinistra e contundente dos filmes de Takichii Miiki (2005).
Keiji Sada como Heiichiro Fukui
Yoshiko Kuga como Setsuko Arita
Chishū Ryū como Keitaro Hayashi
Kuniko Miyake como Tamiko Hayashi
Haruko Sugimura como Kikue Haraguchi
Shitara Koji como Minoru Hayashi
Masahiko Shimazu como Isamu Hayashi
Kyoko Izumi como Midori Maruyama
Taiji Tonoyama como o vendedor de porta em porta
Dirigido por: Yasujirō Ozu
Escrito por: Kōgo Noda, Yasujirō Ozu
Música por: Toshirō Mayuzumi
Cinematografia: Yūharu Atsuta
Distribuído por: Shōchiku Films Ltd.
Data de lançamento: 12 de maio de 1959
Tempo de execução: 94 minutos
País: Japão
Língua: japonês