Filme dirigido por Martin Scorsese, baseado no livro de não-ficção Wiseguy, escrito por Nicholas Pileggi, que co-escreveu o roteiro para o filme com Scorsese. O filme segue a ascensão e a queda de três gângsters, ao longo de três décadas. O filme é estrelado por Robert De Niro, Ray Liotta e Joe Pesci.
O título do livro de Pileggi já tinha sido utilizada em uma série de televisão, e para uma comédia de Brian De Palma em 1986; assim Pileggi e Scorsese mudaram o nome do filme para Goodfellas. Para se preparar para seus papéis no filme, De Niro, Pesci e Liotta falaram muitas vezes com Pileggi, que compartilhou com os atores o material de pesquisa que tinha sido utilizado ao escrever o livro. Segundo Pesci, a improvisação e o ad-libbing teria vindo de ensaios em que Scorsese deu a liberdade de atores para fazer o que quisessem. O diretor fez as transcrições dessas sessões, colocou a linha de atuação em que os atores se saíram melhor, e os colocou em um roteiro para o elenco trabalhar na fotografia principal.
Goodfellas teve um bom desempenho nas bilheterias, arrecadando 46,8 milhões de dólares só nos Estados Unidos, bem acima de seu orçamento de 25 milhões de dólares. Ele também recebeu críticas positivas dos críticos. Foi indicado para seis Oscars em 1991, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor (Scorsese, vencendo na categoria de Melhor Ator Coadjuvante para Joe Pesci). O filme também ganhou cinco prêmios BAFTAs (incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor), e foi eleito o melhor filme do ano por diversas organização de críticos, incluindo a New York Film Critics Circle Awards e a Boston Society of Film Critics.
Goodfellas é muitas vezes considerado um dos maiores filmes de todos os tempos, tanto no gênero de crime quanto em geral, e foi considerado "culturalmente significativo", tendo sido selecionado para preservação no National Film Registry da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. É sempre comparado com os filmes da trilogia The Godfather.
A palavra "fuck" foi usada no filme 246 vezes.
Um jovem cresce na máfia e trabalha arduamente para crescer entre seus companheiros. Ele gosta da vida de dinheiro e luxo, mas não liga para o horror que provoca. Infelizmente, a dependência de drogas e alguns erros finalmente destroem sua escalada até o topo. Baseado no livro Wiseguy por Nicholas Pileggi.
Direção: Martin Scorsese
Produção: Irwin Winkler
Produção: executivaBarbara De Fina
Roteiro: Nicholas Pileggi, Martin Scorsese
Narração: Ray Liotta
Elenco: Ray Liotta, Robert De Niro, Joe Pesci, Lorraine Bracco, Paul Sorvino
Gênero: Crime, Drama
Tempo: 2H 28M
Distribuição: Warner Bros.
Lançamento: Estados Unidos 19 de setembro de 1990, Portugal 23 de novembro de 1990, Brasil 2 de novembro de 1990
Idioma: Inglês