Hævnen que em dinamrques significa "vingança" é um filme sueco-dinamarquês escrito por Anders Thomas Jensen e dirigido por Susanne Brier. O filme é estrelado por Mikael Persbrandt, Trine Dyrholm e Ulrich Thomsen em uma história que se passa em uma pequena cidade da Dinamarca e em um campo de refugiados na África.
A ideia para o filme se originou quando Susanne Bier e o roteirista Anders Thomas Jensen tiveram discussões sobre a perceção do mundo de que a Dinamarca possuiu uma sociedade muito harmoniosa. Eles então decidiram escrever uma história onde viradas dramáticas de eventos iriam acabar com a imagem bem-aventurada do lugar. O desenvolvimento da narrativa começou com o personagem Anton, e com a ideia de um idealista que se torna vítima de uma agressão. Os dois não tinham atores em mente ao desenvolver a ideia, porém reescreveram detalhes quando os principais foram escolhidos.
De acordo com a diretora Susanne Bier, "Nosso experimento com este filme era ver como tão pouco faz uma criança ou um adult e pensar que algo é profundamente injusto. Realmente não é preciso muito, e eu acho isso muito interessante. E assustador".
Anton (Mikael Persbrandt) é um médico que trabalha em um campo de refugiados na África. Ele divide seu tempo entre os dias que passa trabalhando e outros em casa, em uma pacata cidade na Dinamarca. Anton tem dois filhos com Marianne (Trine Dyrholm), de quem está se separando contra a vontade. Elias (Markus Ryggard), seu filho mais velho, sofre com a perseguição no colégio de um garoto maior que ele. A situação muda quando conhece Christian (William Johnk Nielsen), que perdeu a mãe recentemente e acaba de se mudar para o local. Após defender Elias, Christian é agredido. Como vingança, dá uma surra no garoto e o ameaça com uma faca. A partir de então Elias e Christian se tornam grandes amigos. Só que um plano de vingança mais ousado coloca em risco a vida de ambos
Mikael Persbrandt como Anton
Trine Dyrholm como Marianne
Ulrich Thomsen como Claus
William Jøhnk Juels Nielsen como Christian
Markus Rygaard como Elias
Kim Bodnia como Lars
Wil Johnson como Najeeb
Eddie Kimani como doutor
Emily Mglaya como enfermeira
Gabriel Muli como intérprete
June Waweru como paciente
Mary Hounu Moat como paciente
Synah Berchet como senhora
Elsebeth Steentoft como Signe
Satu Helena Mikkelinen como Hanna
Camilla Gottlieb como Eva
Direção: Susanne Bier
Produção: Sisse Graum Jørgensen
Roteiro: Anders Thomas Jensen
Gênero: Drama, Thriller
Música: Johan Söderqvist
Direção de fotografia: Morten Søborg
Edição: Pernille Bech Christensen, Morten Egholm
Distribuição: TrustNordisk
Lançamento: 26 de agosto de 2010
Idioma: Dinamarquês Sueco