Inferno do Pacifíco é um filme de 1968 da Segunda Guerra Mundial , estrelado por Lee Marvin e Toshirō Mifune , os únicos dois atores em todo o filme. Foi dirigido por John Boorman. O foco principal do filme é a importância do contato humano e do vínculo que pode se formar entre os inimigos se não tiver outros contatos.
O filme contém pouco diálogo, não é dublado ou subtitulado, retratando autenticamente a frustração de uma comunicação restrita entre os japoneses e os ingleses. O filme foi totalmente filmado nas Ilhas do Rock de Palau, no Oceano Pacífico norte , perto das Filipinas, no Mar das Filipinas . O filme foi originalmente lançado com um final bastante abrupto, que deixou muitos insatisfeitos com o resultado da luta que esses homens sofreram. O lançamento posterior do DVD tem um final alternativo, que ao deixar o destino final dos dois ambíguos, estava muito mais alinhado com a direção geral do filme.
Ambos os atores serviram para seus respectivos países durante a Guerra do Pacífico. Marvin, que estava nos fuzileiros navais dos EUA, foi ferido e recebeu o Purple Heart durante a batalha de Saipan em 1944. Mifune serviu no serviço aéreo do exército imperial japonês .
O filme foi talvez muito próximo do final da Segunda Guerra Mundial para conter sentimentos anti-japoneses inevitáveis do público americano (o que é presumivelmente em parte o propósito do filme). Ambos os atores eram muito respeitados em seus próprios países na época (Marvin ganhara recentemente um Oscar para Cat Ballou e Mifune provavelmente era o ator mais famoso no Japão na época). No entanto, um filme em grande parte livre de discursos e livre de ação era demais para pedir um grande público, e nenhum dos dois foi capaz de mostrar seu potencial habitual.
A Segunda Guerra Mundial atravessa momentos decisivos. Numa pequena ilha do Pacífico, um oficial da Marinha japonesa e um fuzileiro norte-americano travam uma batalha particular. Sozinhos na ilha e separados pela guerra que assola o mundo, os dois lutam pela sobrevivência. Sob a direção segura de John Boorman (diretor de Excalibur), Lee Marvin e Toshiro Mifune interpretam um dos melhores papéis de suas carreira.
Lee Marvin como piloto americano
Toshirō Mifune como capitão Tsuruhiko Kuroda
Dirigido por: John Boorman
Produzido por: Reuben Bercovitch
Escrito por: Reuben Bercovitch , Alexander Jacobs , Eric Bercovici
Música por: Lalo Schifrin
Distribuído por: Cinerama
Data de lançamento: 18 de dezembro de 1968 (Estados Unidos)
Tempo de execução: 103 minutos
País: Estados Unidos
Língua: Inglês e Japonês