Filme do gênero ação, dirigido por Mark Neveldine e Brian Taylor.
Tentei me enganar com este "Motoqueiro Fantasma Espirito de Vingança". A produção do "Espírito de Vingança" acerta apenas em um critério visual e efeitos especiais. Os méritos vão, única e exclusivamente, para os criadores do personagem - o desenhista Mike Ploog e os escritores Roy Thomas e Gary Friedrich -, a equipe de efeitos especiais.
Creio que os fãs Motoqueiro Fantasma esperavam algo era algo sombrio, gore, das profundezas do inferno. Assim como ele é nas HQs. O vilão poderia ser o Mephisto, o enredo envolveria matança de demônios menores e os humanos seriam apenas para punir e se divertir. Mas isso é o contrário do que vemos no roteiro, vindo de três cabeças diferentes, todas despreparadas para missão. É engraçado olhar para os currículos desses caras e tentar adivinhar porque diabos eles foram escolhidos. Um deles roteirizou para TV "Ana Pimentinha" e "Filhotes da Selva" (Ptys De La Mierda!). A única resposta para esta pergunta vai de encontro com aquele meu desejo de um filme descente do personagem: eles foram os únicos que aceitaram o emprego.
A história traz como pano de fundo o resgate de uma criança - que tem o potencial de ser o novo invólucro do diabo -, sendo que a igreja quer proteger a mesma (veja que inovação, no passado os religiosos sempre quiseram matar tais crianças, afinal é bem mais fácil). Iludido com promessas divinas, Johnny Blaze decide resgatar o pivete da mão de malfeitores (contratados pelo tinhoso Roarke). Mas ninguém contava que no peito - possivelmente descarnado - de Blaze também bate um coração, que o faz se apegar ao garoto e o defender com unhas e dentes, contrariando corajosamente suas motivações iniciais.
Título: Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança Título Original: Ghost Rider: Spirit of Vengeance Genero: Ação Diretor: Mark Neveldine, Brian Taylor Produção: Avi Arad, Michael De Luca, Steven Paul, Gary Goetzman Roteiro: Scott Gimple, Seth Hoffman, David S. Goyer (história) Música: Distribuição: Columbia Pictures Duração: 95 Min País de Origem: Estados Unidos Lingua Original: Inglês Ano de lançamento:2012
Nicolas Cage .... Johnny Blaze / O Motoqueiro Fantasma Violante Placido .... Nadya Ciarán Hinds .... Roarke Idris Elba .... Moreau Johnny Whitworth .... Ray Carrigan Christopher Lambert .... Methodius Fergus Riordan .... Danny
Enquanto alerta os monges de um mosteiro sobre um ataque iminente por forças do diabo para obter um garoto chamado Danny (Fergus Riordan), um padre francês chamado Moreau leva assuntos em suas próprias mãos, quando o mosteiro foi atacado e tenta ajudar o garoto e sua mãe Nadya (Violante Placido). Moreau consegue distrair os homens perseguindo Danny e Nadya, mas quase morre na tentativa e os perde. Ele diz que só o Motoqueiro Fantasma é capaz de proteger o menino além do solstício, que acontecerá em poucos dias. Então ele estaria a salvo da influência do diabo, e para controlá-los, ele precisa da ajuda do Motoqueiro.
Oito anos se passaram desde que Johnny Blaze (Nicolas Cage) fez um acordo com o demônio Mefistófeles e tornou-se o Motoqueiro Fantasma um espírito vingativo de fogo que se alimenta do mal de suas vítimas. Ele observa que não importa quão pequena a infração, em qualquer lugar do genocídio de uma mentira o Motoqueiro não diferencia. Isto o leva a esconder-se, lutando contra o espírito do mal dentro dele. Moreau o encontra com facilidade, e convence-o a salvar o menino, em troca de sua capacidade de restaurar a alma de Johnny e remover a maldição do Motoqueiro Fantasma para sempre. Nadya e Danny são forçados a partir na estrada pelos seus perseguidores e se reunir com seu líder, seu ex-namorado Ray Carrigan (Johnny Whitworth), que tem Danny amarrado e está prestes a executar Nadya quando o Motoqueiro Fantasma aparece, ele mata dois homens de Carrigan e então vai em direção á Danny, cuja influência do mal é demais para resistir, ele se distrai com Nadya e é atigindo com granadas. Carrigan deixa Danny no reboque.
Johnny acorda na manhã seguinte e escapa do hospital, Nadya convence a aceitá-lo, mas não confia nele para encontrar Danny. No entanto Carrigan diz á Roarke (Mefistófeles tinha mudado de corpo e de nome, pois o corpo era muito velho e dificultava o uso de seu poder) sobre o Motoqueiro, e Roarke fala um encantamento para Danny, que na verdade coloca-se um "firewall" impedindo que o Motoqueiro sinta o seu paradeiro, ele adverte Carrigan que não vai protegê-lo de ser detectado e dá-lhe instruções para entregá-lo. Nadya depois diz a Blaze que, quando ela estava morrendo, ela fez um acordo com Roarke, sua vida em troca que ela virasse a mãe de seu filho Danny, fazendo Danny uma embarcação direta pelo poder de Roarke e do potencial de poder ilimitado sobre o mundo da superfície, um poder que lhe falta por estar tão longe do inferno. Danny quase escapa, mas quebra o tornozelo e é recapturado, naquela noite Nadya e Johnny interrogam um contato conhecido de Carrigan e ele decola antes de Nadya a lidar com Carrigan. Nadya salva Danny quando Johnny converte um guindaste em uma máquina enorme de fogo, destruindo o seu esconderijo e ferindo mortalmente Carrigan, Danny é capaz de parar Johnny com uma palavra, exercendo o seu poder oculto.
Moreau os alcança, Roarke usando seu poder transforma Carrigan em Blackout, um demônio capaz de envelhecer instantâneamente e destruir tudo o que ele toca. Danny é entregue ao mosteiro de Moreau e são recebidos calorosamente. Moreau oferece em sua parte do acordo e depois de explicar que o Motoqueiro Fantasma é a encarnação torcida do Anjo da justiça Zarathos após ser capturado e torturado até à loucura, enquanto no inferno, ele é exorcizado do espírito e torna-se humano novamente. O monge chefe (Christopher Lambert) proclama que Danny nunca estará a salvo da influência do mal e diz que ele deve morrer, tendo Johnny, Moreau e Nadya, a fim de executar o rapaz. Mas intervém Blackout, matando os monges e levando Danny novamente para entregar ao Roarke. Os outros o seguem, Johnny não querer abrir mão de um demônio por abandonar Danny neste momento de necessidade. O ritual de transferência do espírito de Roarke e do poder de Danny está em andamento, os três se infiltram para salvá-lo. Blackout mata Moreau, mas Danny que foi dito por Roarke que ele tem os mesmos poderes dá de volta á Johnny o poder do Motoqueiro Fantasma. Roarke consegue escapar com Danny, que se tornou enfraquecido por usar o seu poder e o Motoqueiro Fantasma e Nadya vão atrás deles. Depois de uma luta de veículos, o Motoqueiro Fantasma consegue atropelar Blackout e faz com que o SUV levando Roarke e Danny capote. Roarke é mandado de volta para o inferno pelo Motoqueiro, enquanto Danny, que tinha morrido no acidente é devolvido a sua mãe. Canalizando a chama azul do Espírito da Justiça, Johnny consegue reviver Danny e lhe assegura que sua existência é garantida.
Quando o filme termina, o Motoqueiro, agora envolto em chamas azuis celestiais e não as chamas amarelas da Vingança, vai em direção ao pôr do sol.