Neil Young é um cantor e compositor canadense, que começou lançando discos desde os anos 60. Nascido em Ontário, Canadá, Neil Young tocou em muitas bandas em sua juventude, incluindo The Squires e The Mynah Birds, executou solo em clubes populares em todo o país. Em 1966 ele foi para L.A, e formou a banda Buffalo Springfield com Stephen Stills, Richie Furay, Bruce Palmer e Dewey Martin. Por um breve período, a Springfield foi uma das melhores bandas de folk-rock da sua época, embora eles apenas tiveram um hit (Still "For What It's Worth"). Em pouco tempo a banda tinha caído distante, como todos os três vocalistas estavam ansiosos para iniciar novos projetos. Para Young, este foi o início de uma carreira solo.
Seu álbum de estréia saiu em 1968, que consiste em alguns folk rock low-key. Apoiado pelo baterista George Grantham e o baixista Jim Messina (ambos de Richie Furay da banda Poco), embora um par de canções foram produzidas com Jack Nitzsche (a quem ele havia colaborado com Buffalo Springfield dias), e contou com alguns vocais elaborados e orquestração de músicos de fora. É claro que ele ainda estava encontrando sua posição, nesta fase, em termos de sua identidade musical. Sua obra mais tarde viria a ser conhecido pela sua produção cru e simplista, então Neil Young é um contraste direto em sua estratificação cuidadosa, mas discreto de sons, e seus momentos de beleza tranquila. Seus vocais aqui está inseguro e fraco, mas, nesta fase da sua carreira a sua força como compositor já era óbvio.
O álbum "Neil Young" é o seu disco de estréia como artista solo após a sua saída da banda Buffalo Springfield. Lançado pela primeira vez em 12 de novembro de 1968, foi então parcialmente remixada e re-lançado um ano depois, em novembro de 1969. Em nenhum dos casos se ele aparecer na Billboard 200 Album Chart. O álbum foi lançado originalmente em 12 de novembro de 1968 no 23º aniversário de Young. O primeiro lançamento usou o Haeco-CSG sistema de codificação. Esta tecnologia foi destinado a fazer registros estéreo compatíveis com toca-discos mono, mas teve o efeito colateral de degradar o som em ambos estéreo e mono.
Lista
Todas as canções escritas por Neil Young, exceto onde indicado arranjos em "The Old Laughing Lady," "String Quartet from Whiskey Boot Hill," and "I've Loved Her So Long" by Young, Nitzsche and Ry Cooder.
1."The Emperor of Wyoming" 2:14
2."The Loner" 3:55
3."If I Could Have Her Tonight" 2:15
4."I've Been Waiting for You" 2:30
5."The Old Laughing Lady" 5:58
6."String Quartet from Whiskey Boot Hill" (Jack Nitzsche)1:04
7."Here We Are in the Years" 3:27
8."What Did You Do to My Life?" 2:28
9."I've Loved Her So Long" 2:40
10."The Last Trip to Tulsa" 9:25
ATENÇÃO: O download possuí encurtador de links. Veja aqui: "Aprendendo a usar Adf.ly". E veja como usar.