O Hobbit é uma série de três filmes de fantasia épica e de aventura dirigido, coescrito e produzido por Peter Jackson que dirigiu a trilogia cinematográfica O Senhor dos Anéis, e baseado no livro The Hobbit de J. R. R. Tolkien, publicado em 1937. Os filmes são, por subtítulo: Uma Jornada Inesperada (2012), A Desolação de Smaug (2013) e A Batalha dos Cinco Exércitos (2014). O Senhor dos Anéis é originalmente uma sequência do livro, assim, a série age como uma prequela para a trilogia dos filmes. Ou seja, uma antes sequencia que contém elementos passados em O Senhor dos Anéis explicando o passado que levou aos eventos mostrados na narrativa original, mas, por vezes, as conexões não são explícitas.
As três partes foram intituladas de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, O Hobbit: A Desolação de Smaug e O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos antes intitulado de O Hobbit: Lá e De Volta Outra Vez. Que sinceramente este título realmente era sinistro e no sense.
Para quem é fã do Senhor dos Anéis, é um clássico. A trilogia de O Hobbit deve ser assistida com os olhos nem atentos para cada cenas dos filmes, cada filme pelo seu próprio valor e vê-lo como parte de toda hexologia e não como uma nova trilogia não importando se a história se arrasta por filmes, enchendo linguiça só pra tirar o máximo de grana possível dos fãs, isso se você compra os DVDs ou ir ao cinema.
"Você terá uma história e tanto para contar quando voltar. - Pode prometer que eu vou retornar? - Não. E se retornar, você não será o mesmo." “A verdadeira coragem não é medida quando se tira uma vida, e sim quando sabemos quando poupar uma.”
Direção:Peter Jackson
Produção:Peter Jackson, Fran Walsh eCarolynne Cunningham
Roteiro:Fran Walsh, Philippa Boyens, Guillermo del Toro e Peter Jackson
Baseado em"O Hobbit", de J. R. R. Tolkien
Gênero: Aventura, Fantasia
Música: Howard Shore
Cinematografia: Andrew Lesnie
Estúdio: New Line Cinema, Metro-Goldwyn-Mayer, WingNut Films
Distribuição: Warner Bros.
Lançamento: Brasil 14 de dezembro de 20121
Martin Freeman como Bilbo Bolseiro
Ian McKellen como Gandalf, o Cinzento
Benedict Cumberbatch como Smaug/Necromante
Richard Armitage como Thorin Escudo de Carvalho
Graham McTavish como Dwalin
Ken Stott como Balin
Aidan Turner como Kíli
Dean O'Gorman como Fíli
Mark Hadlow como Dori
Jed Brophy como Nori
Adam Brown como Ori
John Callen como Óin
Peter Hambleton como Glóin
William Kircher como Bifur
James Nesbitt como Bofur
Stephen Hunter como Bombur
Andy Serkis como Gollum/Sméago Mikael Persbrandt como Beorn
Hugo Weaving como Elrond
Cate Blanchett como Galadriel
Christopher Lee como Saruman, o Branco
Sylvester McCoy como Radagast, o Castanho
Jeffrey Thomas como Thrór
Mike Mizrahi como Thráin II
Ian Holm como Bilbo Bolseiro (velho)
Elijah Wood como Frodo Bolseiro
Ryaõn Gage como Drogo Bolseiro
Manu Bennett como Azog
Bret McKenzie como Lindir
Lee Pace como Thranduil
Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) vive uma vida pacata no condado, como a maioria dos hobbits. Um dia, aparece em sua porta o mago Gandalf, o Cinzento (Ian McKellen), que lhe promete uma aventura como nunca antes vista. Na companhia de vários anões, Bilbo e Gandalf iniciam sua jornada inesperada pela Terra Média. Eles têm por objetivo libertar o reino de Erebor, conquistado há tempos pelo dragão Smaug e que antes pertencia aos anões. No meio do caminho encontram elfos, trolls e, é claro, a criatura Gollum (Andy Serkis) e seu precioso anel.