Em um futuro próximo, uma raça alienígena hostil (denominada Formics) atacou a Terra. Se não fossem pelos lendários atos heroicos do Comandante da Frota Internacional, Mazer Rackham (Ben Kingsley), tudo estaria perdido. Em preparação para um próximo ataque, o altamente estimado Coronel Graff (Harrison Ford) e o exército internacional estão treinando apenas as melhores crianças em busca do futuro Mazer. Ender Wiggin (Asa Butterfield), um garoto tímido, mas estrategicamente brilhante, é retirado da escola para se juntar à elite.
No romance, Ender Wiggin é uma criança de seis anos de idade, quando é recrutado para a Escola de Combate Espacial. No futuro criado por Orson Scott Card, a humanidade está em guerra com alienígenas invasores, e muitos dos combates são travados em outros sistemas solares, distantes do nosso. Como não existe uma tecnologia de vôo mais rápido que a luz, nessa ficção científica, os muito jovens são recrutados porque eles estarão maduros quando estiveram em batalha ou quando retornarem à Terra. Usar crianças-soldados como personagens também foi um modo do autor afirmar que toda guerra é um processo de destruição da inocência.
Hoje em dia, mesmo 21 anos depois da sua publicação original, este livro ainda é best-seller no mundo da ficção científica, e se encontra em andamento o projeto de transformá-lo em filme, atualmente na fase de pré-produção. Conforme o próprio autor informa na introdução, o livro é estudado nos mais diversos cursos, inclusive em cursos de filosofia, em classes especiais para crianças super-dotadas e em escolas militares e de negócios. Sua seqüência, Orador dos Mortos, também foi best-seller e recebeu os mesmos prêmios Hugo e Nebula, um ano depois.
O romance de ficção científica O Jogo do Exterminador foi originalmente lançado nos Estados Unidos em 1985. Ele é uma expansão da noveleta O Jogo do Exterminador, que foi a grande responsável pelo fato de seu autor, Orson Scott Card, ter recebido o Prêmio John W. Campbell, Jr. de melhor escritor estreante, em 1978.
A versão romance recebeu os prêmios Hugo 1986 e Nebula 1985 - os dois principais prêmios da ficção científica em língua inglesa. O livro também está na lista de clássicos de John Clute, considerado um dos principais críticos de ficção científica.
O mais impressionante é que ao invés de enrolar o leitor, como fez J. K. Howling em Harry Potter, a formação completa do jovem talento é contada em apenas um livro. Nem por isso, deixa de ser dramática e seus personagens são muito bem construídos para o leitor. No entanto, o que mais chama a atenção é a forma fantástica com que Scott Card cria um novo universo ao final do livro, permitindo uma continuação sem transformar a série em uma fórmula.
Adaptado para o cinema em uma megaprodução de Hollywood dirigida por Gavin Hood (X-Men Origens: Wolverine) com um elenco de astros encabeçado por Harrison Ford (Guerra nas Estrelas, Blade Runner, Indiana Jones) e Asa Butterfield (A Invenção de Hugo Cabret).
No link abaixo você encontras as versos do livro em Doc Word, PDF, Epub e txt