Filme de fantasia escrito e dirigido por Guillermo del Toro. A história ocorre em Espanha no verão de 1944, cinco anos depois da Guerra Civil Espanhola, durante o período franquiciário inicial. A narrativa entrelaça este mundo real com um mundo mítico centrado em um labirinto abandonado e uma misteriosa criatura de Faun , com quem o personagem principal, Ofelia, interage. O padrasto de Ofelia, o capitão Falangista Vidal, caça o Maquis espanholque lutam contra o regime franquista na região, enquanto a mãe grávida Carmen de Ofelia cresce cada vez mais doente. Ofelia conhece várias criaturas estranhas e mágicas que se tornaram centrais em sua história, levando-a através das provações do antigo jardim do labirinto. O filme emprega efeitos de maquiagem, animatronics e CGI para trazer a vida às suas criaturas.
Del Toro afirmou que ele considera a história como uma parábola , influenciada por contos de fadas e que aborda e continua temas relacionados ao seu filme anterior The Devil's Backbone (2001), ao qual o Pan's Labyrinth é um sucessor espiritual , de acordo com para del Toro no comentário do DVD de seu diretor. O título original em espanhol refere-se aos faunos de mitologia romana, enquanto o Inglês, alemão e francês títulos referem-se especificamente ao fauno-like divindade grega Pan. No entanto, Del Toro afirmou que o faun no filme não é Pan.
Em 1944, na Espanha, a jovem Ofélia e sua mãe doente chegam ao posto do novo marido de sua mãe, um sádico oficial do exército que está tentando reprimir uma guerrilheira. Enquanto explorava um labirinto antigo, Ofélia encontra o Pan fauno, que diz que a menina é uma lendária princesa perdida e que ela precisa completar três tarefas perigosas a fim de se tornar imortal
Ivana Baquero como Ofelia / Princesa Moanna, uma criança que vem acreditar que ela é a reencarnação de uma princesa do submundo. Del Toro disse que estava nervoso em desempenhar o papel principal, e que encontrar a atriz espanhola de 10 anos era puramente acidental. (O filme foi filmado de junho a outubro de 2005, quando tinha 11 anos). "O personagem que escrevi foi inicialmente mais jovem, cerca de 8 ou 9, e Ivana entrou e ela era um pouco maior do que o personagem, com esse cabelo encaracolado que Nunca imaginei que a menina tivesse. Mas eu adorei sua primeira leitura, minha esposa estava chorando e a mulher da câmera estava chorando depois de ler e eu sabia que as mãos para baixo Ivana era a melhor atriz que havia aparecido, mas eu sabia que eu precisava mudar o roteiro para acomodar sua idade ". Baquero diz que Del Toro lhe enviou muitos quadrinhos e contos de fadas para ajudá-la a "obter mais na atmosfera de Ofelia e mais em o que sentiu". Ela diz que pensou que o filme era "maravilhoso", e que "ao mesmo tempo pode trazer-lhe dor, tristeza e espanto e felicidade".
Sergi López como o capitão Vidal, o novo padrasto de Ofelia e um oficial Falange . Del Toro se encontrou com López em Barcelona , um ano e meio antes do início da filmagem, para pedir-lhe para jogar Vidal. Em partes da Espanha, López foi considerado um ator melodramático ou cômico, e os produtores [de Madri] disseram a Del Toro: "Você deve ter muito cuidado porque você não sabe sobre essas coisas porque você é mexicano, mas isso cara não será capaz de entregar o desempenho "; Del Toro respondeu: "Bem, não é que eu não sei, é que não me importo". De seu caráter, López disse: "Ele é o personagem mais malvado que já joguei na minha carreira. É impossível melhorar, o personagem é tão sólido e tão bem escrito. Vidal está perturbado, um psicopata que é impossível para defender. Embora a personalidade de seu pai tenha marcado sua existência - e certamente é uma das razões para seu transtorno mental - que não pode ser uma desculpa. Parece ser muito cínico usar isso para justificar ou explicar seus atos cruéis e covardes. Eu acho ótimo que o filme não considere nenhuma justificativa do fascismo ".
Maribel Verdú como Mercedes, governanta de Vidal. Del Toro selecionou Verdú para jogar o revolucionário compassivo porque ele "viu uma tristeza nela que ele achava que seria perfeito para a parte".
Doug Jones como Faun e Pale Man. Como o Fauno, Jones guia Ofelia para o mundo da fantasia. Como o Pale Man, ele interpreta um monstro grotesco com apetite por crianças. Jones já havia trabalhado com Del Toro em Mimic e Hellboy, e disse que o diretor lhe enviou um e-mail dizendo: "Você deve estar neste filme. Ninguém mais pode desempenhar essa parte, exceto você". Jones respondeu com entusiasmo a uma tradução inglesa do roteiro, mas descobriu que o filme estava em espanhol, o que ele não falou. Jones diz que estava "aterrorizado" e Del Toro sugeriu aprender o script fonético, mas Jones rejeitou isso, preferindo aprender as próprias palavras. Ele disse: "Eu realmente, realmente abaixei-me e me comprometi com a aprendizagem da palavra por palavra e eu consegui a pronúncia semi-direita antes mesmo de entrar", usando as cinco horas do dia em que ele passou a vestir e fazer maquiagem para praticar as palavras. Del Toro mais tarde decidiu dublar Jones com a voz de Pablo Adán, "um ator de teatro autoritário", mas os esforços de Jones permaneceram valiosos porque o ator de voz conseguiu combinar sua entrega com os movimentos da boca de Jones. O elenco duplo de Jones pretende sugerir que o Homem Pálido (junto com o sapo) seja uma criação do Fauno, ou o próprio Fauno de outra forma.
Ariadna Gil como Carmen / Rainha do Submundo, a mãe de Ofelia e a esposa de Vidal.
Álex Angulo como doutor Ferreiro, um médico ao serviço de Vidal, mas um anti-franquista.
Manolo Solo como Garcés, um dos tenentes de Vidal.
César Vea como Serrano, um dos tenentes de Vidal.
Roger Casamajor como Pedro, o irmão de Mercedes e um dos rebeldes.
Federico Luppi como Rei do Submundo, pai de Ofelia
Pablo Adán como Narrador / Voz do Fauno
Dirigido por: Guillermo del Toro
Produzido por: Guillermo del Toro, Bertha Navarro, Alfonso Cuarón, Frida Torresblanco e Alvaro Augustin
Escrito por: Guillermo del Toro
Narrado por: Pablo Adán
Música por: Javier Navarrete
Distribuído por: Warner Bros.
Data de lançamento: 27 de maio de 2006 (Cannes),11 de outubro de 2006 (Espanha), 20 de outubro de 2006 (México)
Tempo de execução: 119 minutos
País: Espanha, México
Língua: espanhol