Início » 2018»Fevereiro»6 » Plutão: Uma história de Extraordinário R. J. Palacio
4:17 AM
Plutão: Uma história de Extraordinário R. J. Palacio
Em Plutão, R. J. Palacio traz a história de Christopher, o melhor amigo de infância de August Pullman, um garoto de feições incomuns que encantou leitores do mundo inteiro no romance Extraordinário.
Exclusivo em e-book, o livro alterna entre o presente e flashbacks de quando os dois meninos eram vizinhos. Plutão acompanha Chris ao longo de um dia especialmente complicado. Os pais estão se divorciando e ele está com dificuldades na escola, mas mesmo afastado do velho amigo, é relembrando alguns desafios e aprendizados que teve ao lado de Auggie que Chris encontra algum conforto. Uma linda história sobre o valor da amizade na vida das crianças, uma vivência intensa e marcante.
Resenha:
O Livro “Plutão” uma história de extraordinário, faz parte da minha biblioteca já algum tempo, mas apesar de bem curto sempre deixei para depois. Essa semana assisti o filme “Extraordinário” e fiquei com saudades de Auggie, ele é realmente extraordinário.
Suas famílias são amigas e apesar da família de Plutão ter se mudado de cidade a 3 anos, Auggie e Chris continuam amigos. A autora R.J. Palacio, trás um dia da vida de Chris, onde podemos acompanhar as lembranças de uma vida inteira dos amigos de infância e descobrir mais sobre a amizade e suas dificuldades.
Quando Chris conheceu Auggie!!!
Chris e Auggie se conheceram quando Chris tinha 2 dias de vida e Auggie tinha 3 meses. Mas por causa da saúde debilitada, Auggie deve que fazer varias cirurgias antes de sair do hospital; para poder respirar e engolir. Os pais dos meninos eram vizinhos e amigos, e quando Isabel (mãe de Auggie) e Lisa (mãe de Chris) engravidaram, decidiram formar um grupo de mães grávidas para trocarem experiência e passearem juntas antes e após o nascimento de seus bebês. Porém após o nascimento de Auggie, muitas mães deixaram o grupo por sentirem-se desconfortáveis com a aparência de August.
Meus pais me levaram à casa dele para que fôssemos apresentados. O Auggie estava na sala, conectado a vários equipamentos médicos. Minha mãe me colocou frente a frente com ele, dizendo:
— August Matthew Pullman, este é Christopher Angus Blake, seu primeiro e mais antigo amigo. Pag.7
O dia de Chris se inicia com várias lembranças de August, que relembra suas brincadeiras imaginárias em Plutão e a chegada de Daisy (cachorrinha) e a felicidade de Auggie e Via quando a receberam. Mas ao acordar mal-humorado, recebe a notícia de que Daisy morreu. Pensando na tristeza de Auggie que amava sua cadela, o seu dia fica ainda pior.
Durante o seu dia as coisas só foram piorando para Chris. Ele não pode participar da aula de música por ter esquecido seu instrumento musical, não participou da aula de educação física por ter esquecido seu calção e ficou com -2 em ciência por ter esquecido o trabalho. Passou o dia culpando a mãe por não ter levado suas coisas como havia pedido.
Chris se torna esquecido e frio com a mãe. Mesmo que Auggie continue a ser seu melhor amigo, ele tem dificuldades por conta dos olhares e bullying que seus novos amigos faz quando vê Auggie.
Por sorte, o Auggie nunca me perguntou por que eu não fui à casa dele naquele dia. Fiquei aliviado por isso. Eu não sabia como poderia dizer que ser amigo dele também era difícil para mim às vezes. Pag.18
Acontecimento Plutão
Ao final do dia Chris estava muito irritado, ficou esperando sua mãe o dia todo. Achou que ela ia dar a desculpa, que não levou suas coisas porque teve de ajudar os Pullmans com o Auggie. Mas ficou surpreso quando vê seu pai e quer saber o que aconteceu com sua mãe. O que aconteceu?
Após esse acontecimento, Chris começa a repensar seu comportamento com a mãe e seu amigo e consegue perceber o real valor do amor e da amizade.