Início » 2017»Outubro»29 » Politiki Kouzina/A Touch of Spice/O Tempero da Vida (2003)
7:46 AM
Politiki Kouzina/A Touch of Spice/O Tempero da Vida (2003)
Politiki Kouzina é um belissímo filme. Dirigido por Tassos Boulmetis e estrelado por Georges Corraface como personagemadulto Fanis Iakovides. O personagem de Fanis Iakovides como criança é interpretado por Markos Osse e o papel de apoio do avô de Fanis, Vassilis, é interpretado por Tassos Bandis .
Politiki Kouzina foi lançado em todo o país na Grécia na sexta-feira, 24 de outubro de 2003. Ele vendeu 62.091 entradas em seu fim de semana de abertura (sexta-feira a domingo) estabelecendo um recorde entre os filmes gregos.
O título original grego é Πολίτικη Κουζίνα (Politiki Kouzina), que significa Cozinha da Cidade e refere-se à Cozinha de Constantinopla . No entanto, no material promocional do filme, a palavra Politiki do título é retratada em letras maiúsculas, permitindo assim uma leitura alternativa do título, devido à falta de pontuação, como Πολιτική Κουζίνα (Politiki Kouzina), que significa Cozinha Política significando o papel importante que a política desempenhava na vida dos personagens principais.
O título turco, " Bir Tutam Baharat " significa "A Touch of Spice".
Fanis Iakovides, professor de astronomia e astrofísica , lembra que suas memórias de infância crescem em Istambul . Quando Fanis tinha 7 anos, seu avô Vassilis era dono de uma loja geral com especialidade em especiarias . Ele também era um filósofo culinário e seu mentor. Fanis ficou muito apegado ao seu avô, que ajudaria com sua lição de casa usando técnicas imaginativas. Por exemplo, Vassilis ensinaria a seu neto os planetas do Sistema Solar , mostrando uma ilustração dele e substituindo os planetas por especiarias. Canela tomou o lugar de Venuspois, de acordo com Vassilis, "como todas as mulheres, a canela é amarga e doce". Fanis também se apaixonou pela primeira vez no andar superior da sua avô com uma jovem turca, Saime.
No entanto, começando com o Pogrom de Istambul em 1955, até 1978, a comunidade étnica e grega de Istambul foi reduzida de 135 mil para 7,000 por uma série de tumultos, pogroms e deportações orquestradas pelo governo. A maior parte da família de Fanis é deportada em 1964 com a decisão do governo de Ancara de renunciar à Convenção Ankara Greco-Turca de 1930, afirmando o direito dos etablis gregos (gregos que nasceram e moraram em Istambul, mas que realizaram a cidadania grega) para viver e trabalhar na Turquia, e a maioria dos cidadãos gregos que moravam em Constantinopla foram deportados para a Grécia, apesar de a maioria nunca ter residido anteriormente lá. Como Vassilis não era um cidadão dupla, ele conseguiu ficar para trás enquanto seu neto Fanis e seus pais foram deportados para Atenas.
Fanis teve problemas em se adaptar inicialmente na Grécia, constantemente tentando passar seu tempo na cozinha, pois era o único elo entre ele e sua pátria. No entanto, isso perturbaria sua mãe que temia que o menino fosse severamente deprimido ou homossexual . Fanis cresceu desde a infância até a idade adulta, preservando seus talentos culinários e muitas vezes oferecendo seus segredos da Cozinha Politiki para aqueles que pedem sua ajuda.
Com o passar dos anos e a tensão entre a Turquia e a Grécia resolvida, o avô Vassilis fez várias promessas para visitar seu neto em Atenas, mas não conseguiu mantê-las. O motivo da incompletude final desse engajamento foi a sua rápida redução da saúde. Consequentemente, Fanis retorna a Constantinopla depois de três décadas para visitar seu avô quase morto e também se depara com seu antigo amor, Saime, que agora está casado. Juntos, eles refletem sobre suas vidas e a forma como a política conseguiu mudar tudo.
Fanis finalmente perceberá que, ao contrário do que seu avô lhe ensinou, ele esqueceu de colocar um pouco de tempero em sua própria vida.
Os personagens principais se encaixam facilmente em uma metáfora paralela - Saime, o antigo amor de Fanis, uma bela garota turca e guia turístico multilingue, representa Istambul (uma cidade cosmopolita chamada "ela" em grego), Fanis é a Grécia moderna, uma que ainda está apaixonado por Constantinopla e nostálgico pelo passado, enquanto o marido de Saime é um médico militar turco que representa uma Turquia moderna e pragmática.
Georges Corraface como Fanis Iakovidis.
Ieroklis Michaelidis como Savvas Iakovidis.
Renia Louizidou como Soultana Iakovidou.
Tamer Karadağlı como Mustafa.
Başak Köklükaya como Saime.
Tassos Bandis como vovô Vasilis.
Stelios Mainas como Tio Aimilios.
Odysseas Papaspiliopoulos como Fanis - 18 anos.
Markos Osse como Fanis - 8 anos.
Thodoros Exarhos como Thrasyvoulos.
Athinodoros Prousalis como Iordanis.
Kakia Panagiotou como tia Elpiniki.
Dina Mihailidou como Dorothea.
Themis Panou como Osman Beis
Dirigido por: Tassos Boulmetis
Música por: Evanthia Reboutsika
Distribuído por: Capitol Films, Village Roadshow
Data de lançamento: 2003
Tempo de execução: 108 minutos
País: Grécia, Turquia
Língua: Inglês, turco, grego