Conhece ou já ouvi falar nos Quem quadrinhos intitulados Sandman?
Se não conhece ou nunca ouvi falar procure se informar, e se deliciar com essas obras primas. Pois se caso fizer, entrará em um mundo de onírico onde sonhos e realidades se misturaram.
Sandman é um personagem da DC Comics, e é uma versão da lendária figura mitológica responsável pelo sono. No mito nórtico, ele jogava um punhado de areia nos olhos dos seres vivos e os fazia dormir.
Neil Gaiman transformou este lendário ser em um dos perpétuos, figuras que estariam acima dos deuses, pois teriam surgido com o primeiro homem e só desapareceriam com o último.
Na ordem estipulada por Gaiman, eles seriam sete: Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio.
Durante dez anos, Gaiman escreveu as histórias desses personagens numa mega saga que ganhou notabilidade internacional e rendeu ao autor a fama de maior roteirista britânico.
As histórias de Sandman transformaram o selo Vertigo (que reúne os personagens místicos da editora americana) no carro-chefe da casa. Gaiman matou o personagem em sua última história.
Recentemente, escreveu sete roteiros que foram desenhados por sete dos maiores artistas da atualidade: Gleen Fabry, Milo Manara, Miguelanxo Prado, Frank Quitely, P. Craing Russel, Bill Sienkiewcz e Barron Storey.
A obra que reúne as sete histórias foi lançada no Brasil pela Conrad sob o título Noites sem Fim.
Arcos de Sandman
No total, são 13 arcos que contam a história de Sandman em 75 números. Entre parênteses, as edições que pertencem a cada arco. Clik em cada um para realizar o download.
Ficar aqui escrevendo sobre Sandman pode ser tentador, embora nunca um prazer comparável ao de se ler suas histórias. Se você ainda não experimentou, reserve um tempo e devore o que encontrar. Comece do número 1, que vai fazer toda a diferença. Mas se não der, basta viajar no enredo assustador da série "A Casa de Bonecas", em que Sandman captura vários pesadelos que deixaram o reino dos sonhos e decidiram habitar nosso mundinho... Para os menos pacientes, a receita está nos contos de "Fábulas e Reflexões", em que Morpheus interfere na vida de homens importantes que fizeram história (fazendo a gente pensar: "que legal se fosse verdade!"). Ou as parábolas de "Convergências", cheias de pensamentos...