Strange Magic - Magia Estranha é um filme animado por computador de gênero Animação, Musical e Comédia. Dirigido por Gary Rydstrom e produzido pela Lucasfilm, com animação caracterizada pela Lucas film Animation Cingapura e Industrial Light & Magic. O roteiro foi escrito por Rydstrom, a partir da história de George Lucas inspirado no livro Sonho de uma Noite de Verão de William Shakespeare. O elenco de vozes é composto por: O elenco de vozes inclui Alan Cumming, Evan Rachel Wood, Kristin Chenoweth, Maya Rudolph, Sam Palladio, rMeredith Anne Touro, Alfred Molina, Elijah Kelley, Bob Einstein e Peter Stormare.
O filme encanta, os personagens são bastantes pitorescos e a história é uma fábula musical inspirada em Sonho de Uma Noite de Verão. A história de um grupo de duendes, elfos, fadas e diabinhos em suas desventuras para conseguir uma poderosa poção. Embalado por canções pop das últimas seis décadas e quando comecei a assistir Strange Magic fiquei embalado pelas canções que aliás, a trilha sonora é ótima. Assistindo ao filme me veio a cabeça se Magia Estranha realmente é um filme voltado para o público infantil. E realmente se eu for analisar este filme sendo para crianças ele é simplesmente medonho e bizarro. Apesar de ser uma excelente animação com o tema centrado no amor.
Quantas sentenças podemos pensar começando com amor? Muitas. O amor está no ar ... O amor é paciente, o amor é amável ... O amor é um terrível abismo da miséria e deve ser banido para sempre ... Bem, talvez o último não é exatamente uma frase familiar . Mas, certamente, ele está no reino das fadas e seu escuro vizinho, a floresta escura. Só o nome Dark Forest ou menos indica que ele não é um lugar particularmente infestadas com amor. Não é de surpreender que o rei horrível do pântano tomou medidas para eliminar todo o amor em seu reino incluindo aprisionando a Fada do Açúcar . Que é o único criador de poções do amor na região. Mas, Marianne, a princesa fada está prestes a se casar com o príncipe Roland. Um casamento em que Roland viu a oportunidade de se apossar do trono do reino das fadas. Mas o falso amoroso e oportunista Roland quebra o amoroso coração de Maraianne. "Você será um líder mais forte com um rei ao seu lado", sugere o pai de Marianne. "Eu sou mais forte", insiste Marianne. Mas Roland não é tão certo o que Marianne deseja depois de ter o coração partido. E afinal de contas ele ama tronos, coroas, exércitos e outras coisas, e ela é a chave para tudo. A solução? A poção do amor, é claro. Polvilhe um pouco de pó de amor nos olhos de Marianne, e enquanto Roland é a primeira pessoa que você vê quando você abri-lo novamente, ele vai cair cabeça entregues ao alto, loiro e ser enganada e assim ficar com a fadinha e o trono.
A moral de Estranha Magia parece ser bastante simples: não ficar impressionado com a aparência de algo ou alguém. Claro, a Floresta das Trevas é bastante escuro e arborizada, cheia de todos os tipos de insetos e duendes e plantas carnívoras. Mas também tem uma beleza, uma fada poderia até mesmo ver se eles colocam seus preconceitos de lado e comecem a amar. O mesmo pode ser dito do rei do pântano. O cara não é bonito (pelo menos para os nossos padrões), mas acaba quase sacrificar sua vida para salvar outros. Marianne também mostra que tem o espírito de aventura, mergulho no desconhecido para resgatar sua irmã.
Não há mágica nestes reinos. Sim, há fadas e poções do amor. Há criaturas místicas como goblins e elfos. E Fada do Açúcar está presa em uma prisão que parece encolher-la e tudo está dentro. Orientais Fundos espirituais aparecem quando Fada do Açúcar é apresentada como uma deusa Hindu. (E há uma música da Indiana que sempre soa quando ela está na tela). Quando dois personagens principais envolvidos se beijam em um vôo, o ar circula em um redemoinho, sugerindo o símbolo Yin Yang do taoísmo.
O amor romântico é o tema central de Estranha Magia. Os personagens suspiram e desejam uns aos outros, às vezes suas emoções em ação são carícias. O filme faz uma distinção entre o amor verdadeiro e induz a ser alimentado por uma poção do amor. Mas nos mostra que o amor é mais forte do que a poção. A poção do amor faz com que o rei se apaixona pela fada, por exemplo, exortando-a a acariciar o rosto do vilão e se sentar em seu colo. Pior ainda, quando a ameaça de rasgar as asas, ela parece não se importar. Claro, tudo tem que ser engraçado, mas dado o nível de hostilidade e o rei do pântano e as reações passivas da fada, a cena começa a ficar assustadora, como se estivéssemos assistindo a um relacionamento abusivo. Há uma pequena e hilária criatura que rouba a poção do amor e começa a aspergir em todos os tipos de criaturas da floresta, fazendo com que haja um bando de acasalamento entre espécies. (Alguns deles se beijando). "Poções do amor, é claro, ter sido parte de contar histórias por séculos, e são muitas vezes utilizados para jeito bobo ou engraçado", Não diria que é impossível. Eu digo que quando você faz um filme para crianças, onde a principal discussão é se a mulher deve ter uma escolha de quem vai para a cama, você está em território estrangeiro. Basicamente se este filme é voltado para crianças, ele encoraja o publico infantil. Mas há quem diga que o publico infantil esteja remotamente preparados para discutir ou discernir acerca de deste filme. Será??? Em Estranha Magia vemos Roland beijando outra fada na véspera de seu casamento com Marianne. A mãe do rei do pântano continuamente tenta casar seu filho com várias criaturas grotescas que usam seus encantos femininos para ele ou atacá-lo carinhosamente. Um duende leprechaun diz a outra que cheira bem. Quando os elfos admitem que cheiram bem é o perfume, o amigo pergunta: "Você é uma menina?""Não é óbvio?" diz ela. Dois elfos do sexo masculino beijar acidentalmente. Ambos mostram desgosto.
Há a questão de violência presente em Estranha Magia. Marianne e Roland brigam com alguma frequência. E participam de um duelo com espadas alegrando o rei do pântano. Há outras escaramuças onde elfos e fadas são feridos. Castelo do rei do pântano é destruído, caindo no abismo da floresta e ferindo um ocupante. Um certo número de caixotes são destruídos. Marianne praticando luta de espadas no estilo Jedi, defendendo e batendo em uma série de criaturas que, aparentemente, se ofereceram como voluntários para o serviço. Os goblins invadem uma a festa das fadas e uma princesa é sequestrada, ameaçando ferir a todos. Há ataques de lagartos e outros animais. Eles ameaçam plantas carnívoras. Roland canta sobre a suspensão de sua cabeça com ele e seus capangas fingindo que eles foram literalmente pendurados. Há uma frase que mostra como você quer ser morto. Marianne começa a chamar alguém de "filho de porco ...", mas é interrompido.
A moral do conto de fadas é que às vezes o feio pode esconder a beleza por dentro. E vice-versa. É doce e certamente benéfico. Mas será que essa estranha magia não é mais um filme estranho. Este é basicamente tipo um musical Moulin Rouge! Em que animou caracteres utilizando musicas de rock e pop. É uma mudança drástica a partir do final do tradicional conto de fadas. E só isso já demonstra uma banalidade. E inclui interlúdios estranhamente psicodélicas e caleidoscópica, que me faz pensar se este filme não é tanto destinado a crianças. E há finalizando, a poção do amor desenterra e trás consequências perturbadoras. E o que resultaria a união de uma fada com um demônio ou um elfo com um lagarto?