The Brood é um filme de horror psicológico canadense de ficção científica de 1979, escrito e dirigido por David Cronenberg , e estrelado por Oliver Reed , Samantha Eggar e Art Hindle. O filme segue um homem descobrindo técnicas de terapia de um psicólogo excêntrico em sua esposa institucionalizada, em meio a uma série de assassinatos brutais cometidos a partir de uma prole de crianças mutantes que coincide com a investigação. A trilha sonora do filme foi composta por Howard Shore , em sua estréia no cinema.
Frank vive em constante medo. A sua ex-mulher está mentalmente doente e ele tem medo que a sua doença possa ter influência negativa em sua filha de 6 anos e, acima de tudo, teme pela própria vida. Duas crianças deformadas atacam a professora da filha de Frank, levando-o a investigar uma série de homicídios e a sua relação com a ex-mulher e com uma organização de psicoterapia. Quando a ameaça das crianças mutantes começa a chegar perto da sua família, Frank tem de vencer o medo e descobrir a sua verdadeira natureza, antes que ele e sua filha se tornem as próximas vítimas.
Oliver Reed - Dr. Hal Raglan
Samantha Eggar - Nola Carveth
Art Hindle - Frank Carveth
Nuala Fitzgerald - Juliana Kelly
Susan Hogan - Ruth Mayer
Gary McKeehan - Mike Trellan
Cindy Hinds - Candice Carveth
Harry Beckman - Barton Kelly
Nicholas Campbell - Chris
Michael Magee - inspetor
Robert A. Silverman - Jan Hartog
Dirigido por: David Cronenberg
Produzido por: Claude Heroux
Escrito por: David Cronenberg
Música por: Howard Shore
Empresa de produção: Canadian Film Development Corporation
Distribuído por: New World-Mutual (Canada), New World Pictures (Estados Unidos)
Data de lançamento: 25 de maio de 1979 (Estados Unidos) 1 de junho de 1979 (Canadá)
Tempo de execução: 92 minutos
Filme estranho e de certa forma bizarro,merecia um remake mais elaborado, porem da ate medo imaginar um remake, ja estragaram tantos filmes...Como obra geral é muito interssante pela forma como se constrói e o desfecho intrigante... Na época deve ter dado mais tensão, vendo hoje não mais..Cronenberg navega pelas diretrizes da psicologia no incrível "The Brood", resultando assim em um dos trabalhos mais geniais do diretor. Aqui somos carregados ao interior mais absoluto da raiva, do medo e da angústia, que juntos se transformam em um misto de tudo o que presenciamos na obra. De fato o diretor consegue prender a atenção do espectador de maneira tão profunda, intercalando com a trilha sonora arrebatadora e a direção extremamente cautelosa do mesmo. Definitivamente uma das melhores obras do horror setentista.