The Butcher Boy é um filme drama tragicômico irlandês-americano de 1997, adaptado ao filme de Neil Jordan e Patrick McCabe da novela de 1992 de McCabe, do mesmo nome.
No início da década de 1960, The Butcher Boy é sobre Francie Brady ( Eamonn Owens ), um menino de 12 anos que se retira para um mundo de fantasia violento para escapar da realidade de sua família disfuncional; À medida que suas circunstâncias pioram, sua sanidade se deteriora e ele começa a atuar, com brutalidade crescente. O filme ganhou o Urso de Prata para o Melhor Diretor no 48º Festival Internacional de Cinema de Berlim em 1998 e uma Menção Especial para a "liderança assombrosa" da Owens. Também ganhou o Prêmio Europeu de Cinema para Melhor Diretor de Fotografia para Adrian Biddle . The Butcher Boy é o décimo filme de Neil Jordan e a produção final da Geffen Pictures .
Este foi o filme final produzido pela Geffen Pictures , que distribuiu seus filmes através da Warner Bros. A Geffen Pictures seria vendida para os Universal Studios anos mais tarde.
Os direitos de tela para o livro foram comprados pela Neil Jordan em 1992 durante a filmagem de Entrevista com o Vampiro. A adaptação é principalmente fiel ao romance, mas há algumas diferenças, sendo a principal mudança o final. No livro, Francie não é vista para deixar a prisão, e tenta forjar uma amizade com um preso semelhante ao que ele teve com Joe. No filme, um Francie muito mais velho é libertado da prisão no final para ser trazido para uma casa intermediária . Ele escolhe um pingo de neve , ecoando a abertura do filme.
A realização de Patrick McCabe com The Butcher Boy foi considerada inatingível em um filme. Durante o processo de roteirista, o autor McCabe escreveu dois rascunhos que se separaram da novela original, como "planetas dentro dos planetas dentro dos planetas" de acordo com Neil Jordan, conseqüentemente, Jordan escreveu o terceiro rascunho mais fiel ao romance. Jordan lançou McCabe no papel da cidade bêbado Jimmy the Skite.
Neil Jordan captura a esquizofrenia de Francie usando voice-overs onde o narrador adulto Francie fala com a criança Francie. Andrew O'Hehir no Salon Entertainment critica Jordan e McCabe por um ocasional "sabor de lições didáticas especiais de pós-escolar sobre abuso e vitimização", e perdendo "a ambição de Beckettian da novela ". No entanto, ele argumenta que Jordan "traz uma ternura e uma doçura" ao assunto de outra forma implacável .
O filme é ambientado na Irlanda no início da década de 1960 na pequena cidade de Clones . Francie Brady (Eamonn Owens) é um menino de 12 anos cuja imaginação é alimentada pela televisão - estrangeiros , comunistas , a Era Atômica . [3] Quando sua mãe ( Aisling O'Sullivan ) sofre um colapso nervoso e, em última instância, comete suicídio, ele fica no cuidado de seu pai ( Stephen Rea ), um alcoólatra emocionalmente distante e mal-humorado . Francie passa a maior parte do tempo com seu melhor amigo Joe Purcell (Alan Boyle) falando sobre "gângsteres, vaqueiros e índios, quadrinhosmonstros e a ameaça da aniquilação nuclear no início dos anos 1960. " [4] No entanto, quando o conflito crescente de Francie com outro menino, Phillip Nugent (Andrew Fullerton) e sua mãe ( Fiona Shaw ) começam a ir longe demais, ele acaba em reforma escola . Aqui, ele é molestado por um sacerdote ( Milo O'Shea ), e encontra consolo apenas em suas fantasias sobre uma Virgem Maria de boca escura ( Sinéad O'Connor). Ele retorna para casa para achar que Joe o superou e fez amizade com Phillip Nugent. Em pouco tempo, seu pai já se deixou embeber até a morte. Diante de ser deixado completamente sozinho no mundo, Francie perde o controle da realidade e ataca com uma brutalidade incontrolável, que choca a cidade natal da província
Eamonn Owens como Francie Brady
Stephen Rea como Benny Brady (Da) / Adulto Francie (sem créditos)
Fiona Shaw como Sra. Nugent
Andrew Fullerton como Phillip Nugent
Aisling O'Sullivan como Annie Brady (Ma)
Alan Boyle como Joe Purcell
Seán McGinley como sargento
Ian Hart como tio alo
Brendan Gleeson como padre bolhas
Milo O'Shea como padre Sullivan
Sinéad O'Connor como Virgem Maria / Colleen
Gina Moxley como Maria
John Kavanagh como doutor Boyd
Niall Buggy como o padre Dom
Dirigido por: Neil Jordan
Produzido por: Redmond Morris e Stephen Woolley
Roteiro por: Patrick McCabe e Neil Jordan
Baseado em: The Butcher Boy de Patrick McCabe
Música por: Elliot Goldenthal
Distribuído por: Warner Bros.
Data de lançamento: 13 de julho de 1997 (Irlanda), 20 de fevereiro de 1998 (Reino Unido), 3 de abril de 1998 (EUA)
Tempo de execução: 110 minutos
País: Irlanda, Estados Unidos
Língua: Inglês