The Crush é um curta-metragem em ação em estilo irlandês. O tempo de execução do filme é de aproximadamente 15 minutos. Foi escrito e dirigido pelo primeiro temporizador Michael Creagh, e produzido por Damon Quinn. O filme foi filmado durante a Páscoa 2009 em Skerries, no norte de Dublin. Creagh lançou seu filho de nove anos de idade, Oran, no papel principal da história.
A história vê uma aluna de oito anos (interpretada por Oran Creagh) se apaixonar por sua professora, Miss Purdy. Um dia ele lhe dá um anel de brinquedo para mostrar seu carinho. Mas o desgosto abunda quando ele toca em Miss Purdy e seu namorado acaba de comprar um anel de noivado muito real. Devastado e desprezado, Ardal desafia o noivo da senhorita Purdy a um duelo - até a morte!
O filme foi premiado com o Best Irish Short no 23º Foyle Film Festival. Em 25 de janeiro de 2011, foi nomeado para o Prêmio da Academia para Curta-metragem em Ação ao vivo nos 83º Prêmios da Academia.
Com oito e meio anos, Ardal Travis tem uma paixão pela sua professora, Sra. Purdy. Ele demonstra suas afeições dando-lhe um anel de brinquedo. Enquanto compra com sua mãe, Ardal vê a Sra. Purdy, que felizmente explica que ela acaba de ser pedidda em casamaento por seu namorado Pierce e está noiva. Pierce parece ser um idiota. Ele se recusa a levar a Ms. Purdy para o almoço para comemorar o engajamento de uma hora, em vez disso, insistir em ir para casa para assistir futebol. Ardal vê seu pai colocar uma arma cuidadosamente no armário; Ele olha no armário contemplando suas opções. Ardal enfrenta Pierce enquanto aguarda impacientemente a Sra. Purdy fora da escola. Ardal desafia Pierce a um duelo até a morte, o que Pierce aceita zombadoramente. No dia seguinte, Ardal encontra Pierce no pátio da escola, Pierce esquece sua arma de propósito e Ardal puxa uma arma para ele. Pierce, no início, acredita que é um brinquedo, mas Ardal insiste que não é. A Sra. Purdy tenta intervir, mas Ardal se recusa a recuar. Pierce, reduzido a uma bagunça que chora, diz que ele nunca amou a Sra. Purdy, mas apenas lhe propôs que "a calasse". Ardal atira Pierce e ele cai no chão. É revelado que a arma era um brinquedo depois de tudo o que o pai de Ardal estava guardando no armário até o aniversário dele. A Sra. Purdy apavorou o engajamento e rompe com Pierce. Ela dirige a casa de Ardal concordando em "manter isso entre nós". Ardal então diz à Sra. Purdy que ele não merece se casar com ela também porque ele é "financeiramente instável e não pode atender a todas suas necessidades" e que uma mulher como sua professora deve obter tudo o que ela quer.
No início do filme, a Sra. Purdy pediu a seus alunos que investigassem as três palavras (Reveal, Pretend e Love), essas três palavras resumem todo o filme
Dirigido por; Michael Creagh
Produzido por: Damon Quinn
Escrito por: Michael Creagh
Estrelando: Olga Wehrly, Rory Keenan, Charlie Bonner, Neili Conroy, Oran Creagh
Cinematografia: Jim Creagh
Editado por: Ciara Brophy
Data de lançamento: 22 de abril de 2010 ( Tribeca )
Tempo de execução: 15 minutos
País: Irlanda
Língua: Inglês