Suspense psicológico americano de 1993dirigido por Joseph Ruben e escrito pelo novelista inglês Ian McEwan, baseado no romance The Good Sonde Todd Strasser. Tem no elenco as estrelas Macaulay Culkin, Elijah Wood, Wendy Crewson e David Morse.
Apesar de ser bem recebido, o resultado final foi considerado insuficientemente comercial pelas partes que o encomendaram, e flutuou em torno de Hollywood até ser descoberto pela produtora independente Mary Ann Page. Entusiasmado com o roteiro, originalmente enviado a ela como uma amostra escrita, a Page tentou retirar o projeto do chão por três anos e meio.
O filme foi configurado brevemente no Universal Studios, durante o qual Brian Gilbert foi anexado como diretor. Em 1988, Michael Klesic foi originalmente encarregado de Henry Evans. [O filme logo foi posto em espera devido à falta de financiamento. Seguindo os sucessos de Home Alone e The Silence of the Lambs, que respectivamente demonstraram o apelo de um filme sobre crianças e de um "thriller extremo", a própria Fox escolheu revisitar o projeto, que eles agora consideravam viáveis. O diretor Michael Lehmann (Heathers) se juntou, Laurence Mark foi nomeado co-produtor e McEwan foi chamado para reescrever. Mary Steenburgen foi escolhida como Susan e Jesse Bradford substituiu Klesic por Henry, porque ele havia crescido demais para desempenhar o papel. McEwan estava otimista sobre o projeto e em novembro de 1991, os conjuntos estavam sendo construídos no Maine para uma produção que custaria cerca de US $ 12 milhões.
Mark Evans (Elijah Wood) é um garoto que vai ficar um tempo na casa de seus tios após a morte de sua mãe. Lá ele descobre que Henry Evans (Macaulay Culkin), seu primo, é um psicopata homicida dissimulado que tenta matar sua própria irmã. Quando Mark tenta avisar sua tia (mãe de Henry), é desacreditado e tachado como fora de si, com paranóia. Enquanto isso, Henry planeja seu grande golpe - matar a própria mãe - e Mark tenta impedí-lo de todas as formas.
Elijah Wood como Mark Evans. Um menino de 12 anos do Arizona. Depois que sua mãe morre, ele é enviado para Maine para ficar com sua tia e tio, enquanto seu pai está ausente em uma viagem de negócios em Tóquio, capital do Japão.
Macaulay Culkin como Henry Evans, primo psicopático de Mark .
Wendy Crewson como Susan Evans, tia de Mark.
David Morse como Jack Evans, o pai de Mark e o irmão mais novo de Wallace.
Daniel Hugh Kelly como Wallace Evans, o tio de Mark e o irmão mais velho de Jack.
Jacqueline Brookes como Alice Davenport, uma psicóloga infantil.
Quinn Culkin como Connie Evans, a pequena irmã de Henry.
Ashley Crow como Janice Evans, esposa de Jack e mãe de Mark.
Direção: Joseph Ruben
Produção: Joseph Ruben, Mary Ann Page
Roteiro: Ian McEwan
Gênero: drama, mistério e suspense
Música: Elmer Bernstein
Cinematografia: John Lindley
Edição: George Bowers
Distribuição: 20th Century Fox
Lançamento: 24 de setembro de 1993
Idioma: inglês