Em 1991, diretor Tsui Hark resolve produzir e dirigir o épico Once Upon a Time in China (Era uma vez na China ou "Guerreiros à prova de Balas" no Brasil) e de quebra, ajuda a resgatar os filmes tradicionais de Kung Fu que haviam perdido muita popularidade na década de 80.
Era uma vez na China contou com o uso mais frequente do "wire-fu" e outras técnicas de filmagem, deixando a ação mais dinâmica numa época em que computação gráfica era impensável, ainda mais em Hong Kong. Estrelando Jet Li que foi revelado na trilogia Shaolin Temple (O templo de Shaolin, Filhos de Shaolin e O templo de Shaolin 3) e amargado fracassos e poucos sucessos em bons filmes no final dos anos 80, parecia finalmente encontrar o seu estilo.
Os fãs mais ortodoxos da Shaw Brothers sempre criticaram Jet Li por este apresentar um Kung Fu cheio de "truques", mas reconhecem que se não fosse por esta pequena revolução no cinema honconês, os tradicionais filmes de Wushu (o termo correto) estariam prestes a serem esquecidos. O grande público já não ligava para as habilidades "reais" dos atores, mas para um filme divertido e com boa narrativa.
Neste trabalho de Tsui Hark, conhecemos Wong Fei Hung, um jovem mestre, grande conhecedor da medicina chinesa e um perito invencível das artes marciais, tranquilo e com grande senso de justiça e moral. Possui uma paixão secreta por tia Yee (Rosamund Kwan), não é sua tia de sangue, já que ela tem a sua idade, mas o avô da moça era considerado um irmão pelo pai de Wong. Partindo deste princípio o rapaz jamais deixa revelar seus sentimentos (no primeiro filme) e sempre evita maiores afetos de Yee, que é assumidamente apaixonada pelo mestre. Wong Fei Hung ainda enfrenta as invasões estrangeiras representadas principalmente pela presença de ingleses e americanos no seu território, que atuam com o tráfico de pessoas e ópio (um fato histórico verdadeiro). Mas Fei Hung não é do tipo xenófobo e aceita as mudanças para a modernização da China sem explorações e luta pela preservação da cultura tradicional.
Era uma vez na china 1
Os estrangeiros estão ameaçando a soberania da China e estão explorando as pessoas pelo comércio de ópio e trabalho escravo. O lendário Wong Fei Hung (Jet Li) é instruído pelo líder local para defender a região. Quando os funcionários estrangeiros corruptos contratam um especialista em Kung Fu, colocam Fei Hung na prisão e a sua namorada, Tia Yee é vendida para prostituição. Com ajuda dos seus alunos, Fei Hung salva Tia Yee. Com a missão de derrotar o nêmesis e dar uma lição aos estrangeiros, consegue destruir os inimigos da nação.
Coreografia criativa, com seqüências inimagináveis de lutas, este foi o primeiro sucesso internacional da dupla Jet Li e Tsui Hark. Primeiro filme da trilogia da China, mostrando a hegemonia dos chineses sobre seu território, que jamais será abalada. Indispensável aos amantes das artes marciais. Obra-prima inquestionável.
Título Original: Wong Fei Hung
Título em Inglês: Once Upon a Time in China
Título no Brasil: Era uma vez na china – Guerreiros a prova de Balas
Gênero: Ação/Aventura
Lançamento: 1991
País de Origem: Hong Kong
Duração: 134 min
Direção: Hark Tsui
Distribuidora: Media Action
Ano de Lançamento em DvD: 2007
Era uma vez na China 2
Nesta segunda parte do clássico, Wang Fei Hung (Jet Li) enfrenta um grupo de terroristas religiosos – O Clã da Lótus Branca – que aterroriza a cidade em uma agressiva série de ataques violentos contra qualquer estrangeiro em uma obsessiva tentativa de preservar a cultura chinesa.
Título Original: Wong Fei Hung II: Nam yi dong ji keung
Título em Inglês: Once Upon a Time in China 2
Título no Brasil: Era uma vez na China 2
Gênero: Ação/Aventura
Lançamento: 1992
País de Origem: Hong Kong
Duração: 113 min
Direção: Hark Tsui
Distribuidora: Media Action
Ano de Lançamento em DvD: 2008
Era uma vez na China 3
Durante a Dinastia Manchu, quando os europeus descobriram o Oriente e consideraram os chineses verdadeiros bárbaros, era realizado um torneio anual de lutas marciais. Os competidores, que vinham de todas as partes da China, dividiam-se em clãs e cada um deles tinha um chefe e um lutador principal. Huang Fei-Hung, um dos lutadores de maior destaque chamou a atenção de um chefe local, que solicitou seus serviços. Huang não aceitou e o chefão mandou seu melhor lutador enfrentar o jovem forasteiro.
Título Original: Wong Fei Hung ji saam: Si wong jaang ba
Título em Inglês: Once Upon a Time in China 3
Título no Brasil: Era uma vez na China 3
Gênero: Ação/Aventura
Lançamento: 1993
País de Origem: Hong Kong
Duração: 105 min
Direção: Hark Tsui
Distribuidora: Media Action
Ano de Lançamento em DvD: 2004
Duração: 105 minutos
Download Torrent: