Vikings é uma série de televisão irlando-canadense e aborda um drama histórico escrito e criado por Michael Hirst para o canal de televisão History.
Filmado na Irlanda, Vikings teve como inspiração as histórias envolvendo o célebre viking Ragnar Lodbrok, um dos mais conhecidos heróis nórdicos, célebre em sua época como flagelo da França (Frância Ocidental, na época) e a Inglaterra anglo-saxã. A série retrata Ragnar como um fazendeiro escandinavo responsável por idealizar as incursões pioneiras à Inglaterra, com o auxílio de seus companheiros guerreiros, seu irmão, Rollo, e sua esposa, a skjaldmö Lagertha.
Formato: Série Gênero: Drama histórico Duração: 45 minutos (aproximadamente cada episódio) Criador: Michael Hirst País de origem: Canadá / Irlanda Idioma original:Inglês Legenda: Português Distribuída porMGM Television, History Channel ElencoTravis Fimmel Nº de temporadas2
Elenco principal Travis Fimmel como Ragnar Lodbrok, um fazendeiro e guerreiro viking que anseia por saquear as célebres riquezas da Inglaterra, até então desconhecida por eles Katheryn Winnick como Lagertha, esposa de Ragnar, uma skjaldmö ("donzela do escudo") Nathan O'Toole (1ª e 2ª temporada) / Alexander Ludwig (2ª temporada) como Bjorn, filho de Ragnar e Lagertha Clive Standen como Rollo, irmão de Ragnar; o personagem é baseado numa figura histórica real, tataravô de Guilherme, o Conquistador. Gustaf Skarsgård como Floki, um hábil construtor de navios e amigo de Ragnar. George Blagden como Athelstan, um monge anglo-saxão capturado por Ragnar em sua primeira expedição à Inglaterra Gabriel Byrne como earl Haraldson, o chefe viking local, rival de Ragnar Jessalyn Gilsig como Siggy, esposa do earl Haraldson John Kavanagh como O Vidente, um seiðmann Donal Logue como o rei Horik Alyssa Sutherland como Aslaug, uma princesa, filha de Brynhildr e interesse amoroso de Ragnar. Elenco secundário Jouko Ahola como Kauko, um dos guerreiros de Ragnar Jefferson Hall como Torstein, um dos guerreiros de Ragnar Vladimir Kulich como Erik, um dos guerreiros de Ragnar Gerard McCarthy como Bronsted Diarmaid Murtagh como Leif, um dos guerreiros de Ragnar, filho de Erik Tadgh Murphy como Arne, um dos guerreiros de Ragnar Maude Hirst como Helga, consorte de Floki Ivan Kaye como o rei Aelle da Nortúmbria Eric Higgins como Knut, meio-irmão do earl Haraldson Jon R Wieszchowski como o rei viking nº4 David Pearse como Svein, um dos asseclas do earl Thorbjørn Harr como o jarl Borg. Ruby O'Leary como Gyda, filha de Ragnar e Lagertha Elinor Crawley como Thyri, filha do earl Haraldson e Siggy
A série teve como inspiração as narrativas acerca das incursões saqueatórias, comerciais e exploratórias dos nórdicos da Escandinávia da Alta Idade Média. Ela aborda especificamente os feitos do lendário chefe tribal viking Ragnar Lodbrok e de sua tripulação e família, tais como narrados por sagas do século XIII como a Ragnars saga Loðbrókar e a Ragnarssona þáttr, assim como na obra Gesta Danorum, de Saxão Gramático, do século XII. As sagas lendárias nórdicas eram narrativas parcialmente fictícias baseadas na tradição oral escandinava, que foram escritas cerca de 200 a 400 anos após os eventos que elas descrevem. Entre outras inspirações utilizadas para a série estão fontes históricas do período, como os registros do saque viking feito a Lindisfarne, mostrado no segundo episódio da primeira temporada, ou o relato feito no século X pelo autor árabe Ahmad ibn Fadlan dos vikings do Volga. A série se passa no início da Era Viking, que teve com um dos seus marcos justamente o saque a Lindisfarne, em 793.
Primeira temporada
Ragnar (Travis Fimmel) é um jovem guerreiro viking que anseia por descobrir novas civlizações além dos mares. Juntamente com seu amigo, o hábil artesão Floki (Gustaf Skarsgård), ele constroi uma nova geração de drácares, mais velozes, e desafia o governante local, earl Haraldson (Gabriel Byrne), um homem de pouca visão, a permitir incursões no noroeste da Inglaterra, até então inexplorado por eles. Conta com o apoio de seu irmão, Rollo (Clive Standen), que cobiça secretamente a esposa de Ragnar, a skjaldmö Lagertha (Katheryn Winnick). Ragnar consegue realizar os primeiros saques vikings no reino inglês da Nortúmbria, retornando com um rico butim e o monge Athelstan (George Blagden) como seu escravo. Isto lhe rende a inimizade do rei Aelle (Ivan Kaye), e desencadeia uma série de confrontos cada vez mais violentos com o tirânico earl, que culminam com o seu assassinato por Ragnar, que o sucede no cargo.
Durante a peregrinação anual ao Templo de Uppsala, onde os diversos clãs vikings se reúnem para cultuar seus deuses, Ragnar jura lealdade ao rei dinamarquês Horik (Donal Logue). Ragnar atua então como representante de Horik nas negociações envolvendo uma disputa de terras com o governante godo, o jarl Borg, de Götaland (Thorbjørn Harr), no decorrer das quais ele acaba por ser seduzido pela princesa Aslaug (Alyssa Sutherland). De volta à sua terra natal, Ragnar se vê diante de uma misteriosa praga que devasta sua aldeia e dizima uma grande parte de seu povo, incluindo sua jovem filha. Neste mesmo período, seu irmão Rollo, tomado pela inveja e pela ambição, acaba sendo manipulado por Borg para se aliar a ele contra Ragnar e o rei Horik e, assim, forjar sua própria glória.
Segunda temporada
O rei Horik agora está declaradamente em guerra contra o jarl Borg, que tem Rollo como seu aliado. Rollo, amargurado e enfurecido, ataca ferozmente seus inimigos no campo de batalha, matando e ferindo muitos de seus parentes e amigos, porém quando se vê diante de seu irmão se recusa a combatê-lo, rendendo-se a ele. Diante de um impasse, Ragner, Horik e Borg fazem um pacto e decidem empreender uma expedição juntos. Rollo, condenado ao ostracismo por seus compatriotas por sua traição, aguarda o julgamento que o condenará à morte, porém acaba sendo poupado graças a um suborno de seu irmão. A princesa Aslaug surge então na aldeia de Ragner, grávida de seu filho. Humilhada, Lagertha o abandona, levando consigo seu filho, Bjorn.
Quatro anos depois, Aslaug agora é esposa de Ragner, com quem cria seus filhos. Rollo gradualmente se tornou uma figura obscura e autodestrutiva, devido à sua vergonha, porém acaba sendo perdoado por Ragnar - embora seja proibido por ele de participar da expedição. Floki terminou de construir os navios, e a expedição tem seu início. Horik, no entanto, decidiu excluir o jarl Borg da viagem, por motivos pessoaisa, e obriga Ragnar a lhe dar a notícia, deixando Borg irritado e humilhado. No meio do caminho uma tempestade afasta os navios de seu percurso, e leva os vikings para Wessex, um reino governado por um monarca impiedoso, Ecbert.