Capitão América: Guerra Civil (no original, Captain America: Civil War) é um filme de super-herói produzido pela Marvel Studios e distribuído pela Walt Disney Studios Motion Pictures. É uma sequência de Capitão América: O Primeiro Vingador e Capitão América 2:O Soldado Invernal , e a décima terceira sequência do Universo Cinematográfico Marvel (MCU). O filme é dirigido por Anthony e Joe Russo, com roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely, e apresenta um elenco que inclui Chris Evans, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Sebastian Stan, Anthony Mackie, Emily VanCamp, Don Cheadle, Jeremy Renner, Chadwick Boseman, Paul Bettany, Elizabeth Olsen, Paul Rudd, Tom Holland, Frank Grillo, Daniel Brühl e William Hurt. Em Capitão América: Guerra Civil, o Capitão América lidera os Vingadores e continuam a proteger o mundo, mas a equipe sofre danos colaterais. Com o aumento da pressão política que resulta na instituição de um sistema de responsabilidade e conselho governamental para determinar quando solicitar os serviços da equipe. Isto faz com que a equipe se divida.
Enredo
Em 1991, na Sibéria a Hidra revive Bucky Barnes, o mandam roubar o Soro do Super Soldado e ele assassina os ocupantes de um carro onde o soro estava.
Nos dias atuais, em Lagos, Nigéria, Steve Rogers, Natasha Romanoff, Sam Wilson e Wanda Maximoff param Brock Rumlow de roubar uma arma biológica na IFID. Todos eles vão para um brechó e Rumlow aciona uma bomba aclopada em seu corpo para evitar a captura, e quando Wanda tenta deslocar a explosão no céu com sua telecinese, acaba matando vários trabalhadores humanitários de Wakanda em um prédio. Em uma apresentação no MIT, Tony Stark é confrontado por uma mãe de luto cujo filho foi morto em Sokovia.
No quartel general dos Vingadores, o Secretário de Estado Thunderbolt Ross informa ao grupo que a Organização das Nações Unidas prepararam uma lei para regulamentar os heróis, o "Tratado de Sokovia" aprovado por 117 países, estabelece um painel para que eles possam agir quando, e se, necessário. Então a equipe se divide: Stark fica do lado do governo, pois ele se culpa pela criação de Ultron e a morte de muitos sokovianos, enquanto Steve tem mais fé em seu próprio julgamento do que o do governo. Em Viena, onde o Tratado está a ser retificado, uma bomba mata T'Chaka o Rei de Wakanda, um vídeo de segurança mostra que foi Bucky o responsável, a quem o filho de T'Chaka, T'Challa jura matar.
Em Bucareste, Steve e Sam decidem salvar Bucky sem avisar para Stark ou Ross, mas T'Challa aparece e os quatro lutam em uma rodovia movimentada, até o coronel James Rhodes chegar e prender todos eles. Em Berlim eles são levados a Everett Ross e Sharon Carter, mas Helmut Zemo aparece e liberta Bucky, ele fica louco e briga com todos, depois tenta fugir em um helicóptero mas Steve e Sam o captura. Depois de recuperar seus sentidos, Bucky avisa para Steve que em uma base da Hidra na Sibéria foram criados outros super soldados igual a ele.
Ross dá a Stark 36 horas para capturar os renegados. Clint Barton aparece na sede dos Vingadores e chama Wanda para o lado do Capitão, Visão tenta impedí-los mas Wanda manda ele para o centro da terra com sua telecinese. Steve, Sam e Bucky recrutam Wanda, Clint e o ex-ladrão Scott Lang, e Stark recruta Natasha, Visão, T'Challa, Rhodes e o adolescente Peter Parker. A equipe de Stark intercepta a equipe de Steve no Aeroporto Leipzig/Halle, onde eles lutam até Natasha deixar Steve e Bucky escaparem, Rhodes fica parcialmente paralisado por um acidente de Visão e o resto dos renegados são presos.
Indo para a prisão Raft onde os renegados estão, Stark descobre que Zemo foi o responsável pelo incidente em Viena e Sam fala para ele que Steve e Bucky estão indo para Sibéria, então Stark parte para Sibéria mas sem saber que está sendo seguido por T'Challa. Na base da Hidra em Sibéria, Steve e Bucky dão uma trégua à Stark, mas Zemo mostra um vídeo de 1991, onde Bucky rouba o Soro do Super Soldado e mata os pais de Stark. Furioso e desiludido, Stark quer matar Bucky, mas Steve não deixa, e os três lutam brutalmente, durante a luta, Stark decepa o braço robótico de Bucky e o derrota, depois Stark começa a combater Steve numa luta equilibrada e intensa até o final, mas Steve com ajuda de Bucky consegue desativar a armadura de Stark. T'Challa leva Zemo preso e com vida, Steve cansa da luta e leva Bucky embora, deixado seu escudo para trás. Na cena seguinte, Stark ajuda Rhodes a andar novamente com pernas exoesqueléticas, e um carteiro entrega a Tony uma carta de Steve, que tira os renegados da prisão.
Em uma cena no meio dos créditos, T'Challa dá asilo a Bucky em Wakanda, que se congela em Wakanda para não causar mais problemas. Em uma cena pós-créditos, Peter ganha um novo brinquedo de Stark.
Elenco:
Chris Evans como Steve Rogers / Capitão América:
Steve Rogers está liderando a nova equipe dos Vingadores em missões para proteger a humanidade, mas quando os danos colaterais geram uma supervisão governamental, Steve rejeita o regulamento em oposição a aliança de Tony Stark. Com os Vingadores divididos, Steve segue sua própria agente, saindo dos limites da lei para salvar e defender seu melhor amigo Bucky Barnes, o infame Soldado Invernal.
Robert Downey Jr. como Tony Stark / Homem de Ferro:
Tony Stark agora é um homem diferente (fez uma avaliação honesta dos recentes acontecimentos com Ultron) e, em uma reviravolta chocante, está de acordo com a regulamentação dos Vingadores. Este movimento coloca o Homem de Ferro contra o Capitão América em um nível político, mas seu conflito pessoal é mais profundo - indo por um caminho mais perigoso do que qualquer um jamais poderia imaginar.
Scarlett Johansson como Natasha Romanoff / Viúva Negra:
Apesar de sua lealdade e amizade com Rogers, Natasha não concorda com a sua posição e em um movimento surpresa se junta a equipe de Stark em apoio à supervisão governamental. Sempre estratégica em seu pensamento e heróica em suas ações, ela é um ativo que Tony precisa - mas que ele não pode controlar.
Sebastian Stan como Bucky Barnes / Soldado Invernal:
Bucky reaparece, desta vez com mais memórias de seu passado e com a esperança de compensar suas ações perigosas. Ele confia em Steve e, embora não esteja inicialmente no jogo de Vingador vs Vingador, ele se alia ao seu antigo companheiro de guerra contra o Homem de Ferro em busca de sua própria redenção.
Elizabeth Olsen como Wanda Maximoff / Feiticeira Escarlate:
Com seus poderes de manipulação mental e telecinese, Wanda traz uma nova dimensão para a equipe recém-formada de Vingadores. Conforme ela começa a se sentir que não é mais uma estranha, Wanda passa a não ver com bons olhos a controvérsia sobre a regulamentação do governo sobre os Vingadores. Seguindo o Gavião Arqueiro, a Vingadora sabe que ele sempre irá protegê-lá. Wanda se junta a equipe do Capitão.
Anthony Mackie como Sam Wilson / Falcão:
Falcão é agora um Vingador e ferozmente leal a Steve e sua equipe. Ficar em oposição ao governo e a Tony Stark não representa qualquer problema para o Vingador alado.
Chadwick Boseman como T'Challa / Pantera Negra:
O pai de T'Challa, T'Chaka, o Rei de Wakanda, junta-se às fileiras dos que apóiam a regulamentação do governo depois que cidadãos inocentes foram vítimas colaterais da missão dos Vingadores. Mas quando as coisas ficam feias, T'Challa deve se revelar como o Pantera Negra e seguir o seu próprio caminho. Com seus próprios objetivos, o Pantera Negra se alia com o Homem de Ferro para atingir uma meta profundamente pessoal.
Jeremy Renner como Clint Barton / Gavião Arqueiro:
Arrastado para fora da aposentadoria para ficar do lado de Rogers, o Gavião Arqueiro traz suas habilidades de arco e flecha junto com algumas novas armas para a luta. Um militar por completo, ele não tem qualquer utilidade para a política. Ele está na equipe do Capitão a qualquer custo - contra qualquer um, até seus amigos mais próximos.
Paul Rudd como Scott Lang / Homem-Formiga:
Depois que um recente encontro com o Falcão colocou Lang na lista de espera dos Vingadores, Sam Wilson recruta o Homem-Formiga para a equipe de Steve. Sua capacidade de diminuir de tamanho pode causar estragos contra um adversário mais poderoso, mesmo que ele fique pulando de alegria na presença do Capitão América.
Tom Holland como Peter Parker / Homem-Aranha:
Recrutado pessoalmente por Tony Stark, o adolescente Peter Parker, também conhecido com Homem-Aranha, traz sua energia juvenil e habilidades excepcionais - embora não totalmente dominadas - para a equipe do Homem de Ferro.
Emily VanCamp como Sharon Carter / Agente 13:
A sua tia, Peggy Carter, foi uma das criadoras da S.H.I.E.L.D., mas depois que a H.I.D.R.A. invade a S.H.I.E.L.D., Sharon Carter passa a trabalhar para o governo/CIA e aceita regulamentar os heróis, mas seu amor por Steve não vai deixar que ela faça isso.
Don Cheadle como James "Rhodey" Rhodes / Máquina de Combate:
A amizade de Rhodes com Tony Stark caminha lado a lado com a sua lealdade ao seu país como o Vingador conhecido como Máquina de Combate - o protetor criado por Tony. Como um militar, Rhodes concorda com Stark a favor da regulamentação governamental e traz o Máquina de Combate para o lado do Homem de Ferro na luta.
Paul Bettany como Visão:
Desde sua das ideias de Tony Stark na batalha contra Ultron, o Visão foi aceito como membro da equipe dos Vingadores, mas ele ainda está tentando encontrar o equilíbrio no mundo humano e compreender a extensão de seu poder aparentemente ilimitado. Ele se alia com Tony no conflito, pois acredita que, logicamente, é a forma mais segura de proteger o mundo.
John Kani como T'Chaka:
O rei de Wakanda, T'Chaka, apóia a regulamentação governamental, depois que uma missão dos Vingadores geram danos colaterais, mas sua posição leva a um fim trágico.
Daniel Brühl como Helmut Zemo:
A família de Zemo foi morta durante a luta dos Vingadores e Ultron. E, acreditando que não é forte o bastante para lutar com eles, Zemo decide então usar sua inteligência como forma de ferir os heróis.
William Hurt como Thadeus "Thunderbolt" Ross:
Thadeus Ross volta desde os eventos de O Incrível Hulk, desta vez como Secretário de Estado e apoiando a Organização das Nações Unidas (ONU). Ele decide entregar aos Vingadores o "Tratado de Sokovia", para que eles sejam controlados pelo governo, e que eles não agem com tantos poderes e sem supervisão.
Frank Grillo como Brock Rumlow / Ossos Cruzados:
Depois de uma nave da S.H.I.E.L.D. cair em um prédio aonde ele estava e ficar com a cara deformada, Brock Rumlow agora é um vilão e odeia os Vingadores principalmente o Capitão América. Mas sua meta de vingança contra Steve, pode causar muitas consequências.
Martin Freeman como Everett K. Ross:
Líder do governo e chefe de Sharon Carter, Everett Ross chegou para regulamentar os Vingadores.
Respectivamente, retornam para os seus papéis Kerry Condon dando voz à S.E.X.T.A.-F.E.I.R.A. e John Slattery como Howard Stark. Juntam-se ao elenco Alfre Woodard como Miriam Sharpe, Jim Rash tem uma participação como um reitor do MIT e Hope Davis interpreta a mãe de Tony Stark, Maria Stark. Joe Russo e Stan Lee fazem um cameo como o homem morto por Zemo, e um entregador do FEDEX, respectivamente.
Ficha Técnica:
Direção: Anthony Russo, Joe Russo
Produção: Kevin Feige
Produção executiva: Victoria Alonso, Louis D'Esposito, Alan Fine, Nate Moore, Stan Lee, Michael Witcher
Roteiro: Christopher Markus, Stephen McFeely
Baseado em: Capitão América de Joe Simon,Jack Kirby
Gênero: Ação, Aventura, Drama
Música: Henry Jackman
Efeitos especiais: Industrial Light & Magic
Cinematografia: Trent Opaloch
Edição: Jeffrey Ford, Matthew Schmidt
Companhia produtora: Marvel Studios
Distribuição: Walt Disney Studios Motion Pictures
Lançamento: Estados Unidos 12 de Abril de 2016 (Cinema de Dolby), Brasil 28 de Abril de 2016, Portugal 28 de Abril de 2016, Estados Unidos 6 de Maio de 2016