Você se lembra o dia em que teve um Nintendo Entertainment System mais conhecido como Super Nintendo ligado a uma televisão com tubo, a conexão com RF apertada, a excitação palpável? Agora a Nintendo está esperando que você faça, e quer que você recupere aquela sensação.
Com certeza você já sabe que foi lançado o chamado "Nintendo Entertainment System: NES Classic Edition", um pequeno e dedicado dispositivo equipado com 30 dos maiores hits de 8 bits. Pop em um autentico controlador de estilo NES (outros vendidos separadamente ps), conecte sua tela plana com HDMI, e você está de volta à sua infância. Pureza nostálgica pura.
Mas a Nintendo está atrasada para esta festa. Embora os dispositivos de jogos retroativos plug-and-play como o Atari Flashback tenham ocorrido desde 2003, a Nintendo esperou até este ano para pular no pool de nostalgia. Até agora, todos os indicadores sugerem que está fazendo o caminho certo. Ele se associou aos principais editores de jogos japoneses da década de 1980 para trazer uma caixa cheia não apenas com os próprios sucessos da Nintendo como Mario, Zelda e Punch-Out !!, mas clássicos de terceiros como Ninja Gaiden, Mega Man 2, Tecmo Bowl e até mesmo o Final Fantasy original. É tudo o que você adorou sobre os jogos originais, mas melhor: por exemplo, você poderá economizar o progresso do seu jogo em jogos que não o permitiram pela primeira vez (oi, Castlevania ).
No papel, esta é uma implementação bastante robusta do paradigma do "console pequeno". A Nintendo tem a ideia certa. E provavelmente será um sucesso de vendas notável. O Atari Flashback similar, agora em sua 6ª iteração, vendeu milhões de unidades e a empresa que a produz expandiu a linha para pequenas versões da Colecovision, Intellivision e Sega Genesis. A prova do conceito está lá, e agora o console que foi (e ainda é) uma ordem de grandeza mais popular do que todos esses está entrando no jogo.
Além disso, a Nintendo Velha é indiscutivelmente mais popular do que a Nintendo nova. Vá ao tópico quente e conte o número de t-shirts retro com temas da Nintendo na parede. Os preços dos cartuchos NES reais estão subindo rapidamente. Esqueça o fato de que as raridades super-obscuras que apenas os colecionadores se preocupam, como eventos do estádio , custam US $ 8.000 ou mais; você já tentou avaliar as cópias originais do Super Mario Bros. 3 ultimamente? Ele lista por US $ 20-30, o que é notavelmente alto, considerando quantas cópias existem. Heck, esse jogo está vendendo pela metade do custo do novo console. E não são apenas os adultos que cresceram jogando o original que estão levando o custo. Recentemente, em shows de jogos clássicos, observamos pessoas comprando cópias de The Goonies II para NES porque seu filho de 9 anos viu no YouTube.
O mercado potencial para o NES Classic é amplo, aberto, entre gerações e gêneros. O que, hmm, parece um pouco como o mercado para outro sucesso maciço da Nintendo: Pokemon Go . Como com a incursão em jogos móveis, a Nintendo tomou o seu bom momento para entrar no mercado de pequenas lojas de nostalgia, provavelmente porque esperava usar seus clássicos títulos de 8 bits como conteúdo extra para seus consoles de jogos convencionais. Mas com as vendas da Wii U prevêem ser uma péssima 800 mil unidades no mundo todo este ano, a Nintendo se esforçou. Agora está indo onde os consumidores realmente estão: em seus smartphones, e fazendo compras de impulso de US $ 60.
A questão permanece se a Nintendo for preguiçosa prever a demanda desta vez. Ou será essa outra situação de Amiibo? Para estar seguro, se você está morrendo de vontade de revivir suas férias de infância jogando NES em pijamas footie impressas com bonecos de neve, você provavelmente deve comprar uma assim que puder.