O Fim da Infância foi publicada em 1953, baseado em um conto de Arthur C. Clarke, "Guardian Angel" escrito em 1946.
Este artigo irá concentrar-se principalmente no romance, no entanto, eu vou dar uma visão geral do enredo e apontar algumas das principais diferenças entre o livro e a minissérie de televisão.
A Terra e os Overlords: Uma Nova Ordem Mundial
Nos dias atuais (ou em um futuro muito próximo) naves alienígenas enormes descem sobre a terra e pairam silenciosamente sobre todas as grandes cidades na Terra (muito semelhante ao início do filme Independence Day , mas, como veremos, o enredo de O Fim da Infância traz a oposto do Dia da Independência , tanto o filme quanto o feriado nacional). Em vez de atacar a Terra, as naves não fazem nada. A transmissão global de um estrangeiro nomeado Karellen, o novo Supervisor da Terra, informa ao mundo que vieram trazer paz e prosperidade para a Terra, e para supervisionar a evolução futura da humanidade. Assim, os estrangeiros recebem o nome do Overlords que na tradução brasileira receberam nome de Soberanos
Todos os problemas políticos ", Karellen tinha dito uma vez Stormgren," pode ser resolvido pela correta aplicação do poder ", (página 69)
Rikki Stormgren é escolhido para ser o único porta-voz dos Overlords e atuar como seu intermediário. Na minissérie ele é um simples agricultor que se estabeleceu em uma disputa trabalhista. No livro, ele é o Secretário-Geral das Nações Unidas (uma grande diferença). Rikki torna-se bons amigos com Karellen, mas só se ouve a sua voz. Os Overlords gradualmente transformam a Terra em uma utopia pacífica, mas eles se recusam a revelar sua aparência para a humanidade por várias décadas (20 anos na minissérie, 50 anos no livro).
Cinquenta anos é tempo suficiente para se mudar um mundo e as pessoas quase irreconhecível. Tudo o que é preciso para a tarefa são um bom conhecimento da engenharia social, uma visão clara do objetivo pretendido - e poder. Essas coisas os Overlords possuíam. Pensei que o seu objetivo estava escondido, seu conhecimento era óbvio - e assim era o seu poder. (Página 69)
O parágrafo acima quase soa quase como um trecho de " Os Protocolos dos Sábios de Sião", mas é na verdade a partir deste romance de ficção científica. Escrito no início dos anos 50, o estilo de escrita é muito diferente dos romances de hoje, usando uma voz passiva e uma quantidade razoável de exposição onipotente.
Em 1953, as Nações Unidas ainda era uma experiência nova, e muitas nações estavam preocupados em proteger a sua soberania e cultura.
Surpreendentemente, a primeira parte do livro parece centrar-se sobre os detalhes e os problemas políticos de criar um Governo Mundial, ou de uma Federação Mundial , de modo que os Overlords podem mais eficazmente governar sobre a humanidade de uma distância. A primeira parte do livro é quase como um modelo para uma Nova Ordem Mundial.
"Você muitas vezes me perguntaram sobre nossos planos de longo prazo", continuou ele. "A fundação do Estado mundo é, naturalmente, apenas o primeiro passo. Você vai viver para ver a sua conclusão, mas a mudança vai ser tão imperceptível que poucos vai notar do que se trata. Depois disso, haverá um período de consolidação lenta, enquanto a sua raça torna-se preparado para nós. E então virá o dia em que prometemos ... Naquele dia ", continuou Karellen," a raça humana vai experimentar o que só pode ser chamado de uma descontinuidade psicológica ". (Página 61)
O que Karellen dizer com a "descontinuidade psicológica?"
Quando o Overlords finalmente revelam sua verdadeira forma, a humanidade está ciente da verdadeira natureza dos demônios que governam sobre eles, mas a humanidade já terá chegado a amar e abraçar esta escravidão - uma forma sutil de Síndrome de Estocolmo.
O homem comum, embora ele pode preferir não atender os Senhores Supremos, era grato a eles por que eles tinham feito a seu mundo ... Era, quase literalmente, um novo mundo. (Página 71)
Nem todo mundo aceita os Overlords imediatamente. A Freedom League é uma organização opositiva à interferência do Overlord. Eles sequestram Rikki para se adequar a sua causa, porém os Overlords torná-os impotentes (muito diferente no livro e da minissérie).
"... Não poderia haver fuga da vigilância das Overlords. Nos primeiros dias de seu governo, que tinha intervindo de forma eficaz em nome da lei e da ordem que a lição nunca tinha sido esquecida. " (Página 72)
Nós aprendemos que, assim como a NSA, os Senhores Supremos instituíram vigilância total da população da Terra, e eles têm condicionado a humanidade (como ovelhas) a obedecer todas as leis.
"Uma vez que é sempre valioso para saber o que seus adversários estão fazendo, a [liberdade] League é uma instituição muito útil. Caso venha a entrar em dificuldades financeiras que eu poderia sequer tem de subsidiá-lo. " (Página 60)
No livro, Karellen faz menção casual de um instrumento totalitário controverso, criar e manter uma oposição controlada. Do livro, aprendemos que uma oposição controlada provavelmente começa como uma organização legítima, mas é sistematicamente infiltrado, financiada e orquestrada por uma potência sombria.
Em um exemplo de como Karellen pode fazer uso da força não-letal para alcançar um objetivo, o Supervisor alienígena descreve algo que soa muito parecido com a tecnologia de voz, que, na verdade, foi patenteado em os EUA revista Wired ainda informou que o US exército detalha esta tecnologia.
"E a solução eficiente?" [Stormgren pergunta]
"Isso requer cerca de tanta energia como um pequeno transmissor de rádio - e as habilidades bastante semelhante a operar ... Como você acha que a carreira de Hitler como um ditador da Alemanha teria durado, se onde quer que ele foi uma voz estava falando baixinho em seu ouvido?" (página 70)
A Idade de Ouro
Depois de várias décadas, a Terra atinge uma idade de ouro e Karellen finalmente revela sua verdadeira aparência. Eles se assemelham a figura mitológica do Diabo com a pele vermelha, asas escaladas, cascos, cauda farpado, chifres e tudo. No entanto, a passagem descritiva no livro é bastante curta, e não transmite o mesmo impacto de ver um diabo com chifres real na tela da televisão.
A essa altura, a Terra já aceitou sua benevolência e em grande parte abandonado a religião e superstição. Apenas um punhado da população escolhe viver fora desta nova Utopia, em uma cidade chamada New Athens.
Embora poucos perceberam isso ainda, a queda da religião foi acompanhada por um declínio na ciência. Havia muitos tecnólogos, mas poucos trabalhadores originais alargamento das fronteiras do conhecimento humano. (Página 75)
É interessante notar que os Overlords não só desencorajar a religião, eles desencorajam a curiosidade científica, bem como, recusando-se a responder a qualquer número de perguntas do homem sobre a natureza do universo, ou a vida fora da Terra. Com efeito, o Overlords reduzem gradualmente a humanidade para filhos dependentes, ovelhas obedientes, animais de estimação para ser protegido e protegido do Universo. Os Overlords mantem o segredo de anti-gravidade (ou seus veículos extraterrestres engenharia invertidas) para si.
No entanto, o homem não tinha descoberto anti-gravidade; Somente Overlords possuía o segredo final. (página 73)
The Last Generation
Eventualmente, torna-se evidente que os Overlords têm um grande interesse em crianças humanas que indicam nova habilidade psíquica. Eles estudam e protegem essas crianças que estão começando a evoluir muito rapidamente. Os filhos da Terra, eventualmente, deixam as suas famílias e segregar-se em seu próprio continente onde irão transcender seus corpos físicos e ascender a um nível superior de consciência.
Karellen revela o propósito dos Overlords ; que servem o Overmind, uma vasta inteligência cósmica. Enquanto eles próprios não são capazes de evoluir para este nível de consciência, eles servem como parteiras para ajudar outras raças a evoluir e se unir com esse Overmind. Não nascem mais crianças, e muitos pais morrem ou decidem cometer suicídio. Os membros do New Athens se autodestroem com uma bomba nuclear. A terra se dissolve no nada e as crianças se transformar em esta nova consciência. Os Overlords estudam este processo, na esperança de aprender a transcender seu próprio mundo material.
Anjos ou Demônios? Ascensão ou assimilação?
Em uma cena Karellen solicita duas crianças, um menino e uma menina, acompanhá-lo como ele se revela para o mundo.
Fim da Infância, pelo menos, o romance, apresenta as suas ideias com a ambiguidade deliberada. São os anjos Overlords ou demônios? Eles são revelados na aparência como demônios no que poderia ser descrito como um brilhante pré-Twilight Zone com uma reviravolta na história que obriga o leitor a questionar seus suas próprias crenças.
São os Overlords aqui para ajudar a humanidade a evoluir e ascender à consciência divina, ou são apenas os administradores de alguma mente ou grupo demoníaco que deglutina a alma, talvez a ideia gnóstica de um demiurgo?
A resposta pode depender do ponto de vista e preconceitos pessoais do leitor. Para os leitores da Nova Era, a trama pode ser interpretada como uma metáfora para a Ascensão física da Terra à densidade 4º ou 5º. Para os leitores cristãos e religiosos, a trama seria interpretado como um aviso - como a vinda de poderes demoníacos ou o reino do anti-Cristo.
Legion, o demônio da Gadarenes, aparece com freqüência como um personagem na cultura popular. Os evangelhos cristãos do Novo Testamento de Marcos e Lucas descrevem um incidente em que Jesus encontra um homem, ou homens, possuído por demônios que, quando perguntado o que seu nome é, respondem: ". Meu nome é Legião, porque somos muitos"
É bastante óbvio porque os cristãos veem o significado deste material como satânico, mas o romance foi bem recebido pelos leitores na década de 1950, e ele passou a se tornar um clássico de ficção científica para as próximas décadas.
Talvez ainda mais preocupante é a semelhança que existe entre a cena acima de Karellen com duas crianças pequenas e revelou recentemente estátua satânico de Baphomet com duas crianças pequenas, que foi originalmente construído para o Oklahoma Statehouse , mas depois revelado em Detroit . A estátua controversa ainda está à procura de uma casa e pode até acabar em Arkansas .
Em janeiro, o Templo Satânico anunciou planos para erigir um monumento glorificando o Senhor do Escuro no gramado da frente do Oklahoma Statehouse. Uma campanha Indiegogo foi lançado com o que parecia ser uma meta um pouco elevado de US $ 20.000, mas no momento em doações terminou quase US $ 30.000 tinha sido levantada. Agora um artista treinado na escultura clássica é labutando em Nova York, a elaboração de uma Baphomet figura sentada embaixo de um pentagrama invertido e ladeado por duas crianças olhando para cima na lealdade. Quando ele for concluído, ele será fundido em bronze e, os satanistas esperança, eventualmente, exibido em Oklahoma. ( Fonte )
Alguns leitores podem discutir sobre a definição, mas os Overlords em O Fim da Infância parece ser propositadamente retratado como Luciferiano e não como satânica. Neste contexto, o Diabo é representado é a sua melhor luz, como Lúcifer, como o portador de luz, como o o portador do conhecimento, assim como a serpente no Éden, como o anti-herói desvalorizado. Assim Fim da Infância parece servir como um tipo de propaganda Luciferiano ou mythos cult. Mas para quê? A criação de uma nova religião mundial?
Uma rebelião contra religião organizada
As pessoas de fé religiosa precisa chegar a um acordo com isso e reconhecer os erros do passado de sua própria religião, com o comportamento menos do que como Cristo pelos quais fanáticos trataram de fora, o comportamento e as crenças que tornaram tantas pessoas fora de sua fé, em muitos casos, jogando para o lado espiritualidade todos juntos. Esta não é uma acusação de fé ou religião, mas sim dos fanáticos que permitiram que o lado escuro para manipular e arruinar qualquer mensagem espiritual positiva.
Na minissérie, uma mulher religiosa contrário dos Overlords (um personagem que não está no livro) é apresentada não sua fé espiritual. Isto é como a propaganda funciona, e isso é como o lado escuro torce a verdade e obscurece a luz.
Para este vazio de espiritualidade positiva e madura ao passo que os Overlords a partir das páginas de um livro. Eles são apresentados como seres verdadeiramente sábio que nunca recorrem a qualquer forma de violência ou discriminação para orientar a humanidade para um mundo melhor. Na livro, eles habilmente gerenciam a humanidade, interferindo diretamente apenas duas vezes, uma vez para terminar o Apartheid na África do Sul, e, em seguida, para acabar com a crueldade animal e touradas na Espanha. Como um leitor de dormir, você não pode deixar de admirar sua calma intelectual supervisão, cautelosamente dos pais da humanidade. Isto é como a propaganda funciona.
Os Overlords representam uma nova era para a humanidade, uma Idade de Ouro, onde a religião e superstição são deixados para trás em favor da gestão por intelecto superior com toques pseudo-espiritual.
Durante o último século a nossa sociedade tem gradualmente aceito a ideia do intelecto materialista com toques pseudo-espiritual como um substituto para a religião organizada. Os filmes de Star Wars oferecem um substituto espiritual revestido de doces semelhante para a religião organizada, contribuindo para o seu sucesso comercial e fanático dentro da mente do público dormindo - uma mídia criou a religião surpreendentemente próximo para o "Budismo purificada" Isto fala de livros ...
As coisas mais profundas também tinha passado. Foi uma era completamente secular. Das religiões que existiam antes da chegada dos Senhores Supremos, apenas uma forma de budismo purificado - talvez a mais austera de todas as religiões - ainda sobreviveu. (Página 74)
Mas se essa transformação forem sido orquestrada em nosso mundo tão deliberadamente e meticulosamente como esses Overlords fictícios manipulam a sociedade humana? E para que fim? Talvez o livro revele.
Ninguém sabia - mais do que eles sabiam, uma vida após a sua chegada, o que seu objetivo final pode ser, a Humanidade tinha crescido para confiar neles, e para aceitar sem questionar o altruísmo sobre-humana que tinha mantido Karellen e seus companheiros tanto tempo exilados de sua casa. (página 76)
Quando se fala de demônios alados exilados de sua casa, a analogia literária mais lógico seria simplesmente rebelião de Lúcifer contra Deus, seus companheiros de anjos caídos, e sua descida do céu.
Sobre o autor
|